O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR E DISCUTIR UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA COM ESTUDANTES DE 1º ANO DE ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DA 8ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ANO DE 2019. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E A DISCUSSÃO PROPOSTA SE ASSENTAM NOS APORTES TEÓRICOS DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA ESCRITA, COM BASE EM ANTUNES (2003), DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE SCHNEUWLY E DOLZ (2004) E DA METODOLOGIA DE REESCRITA TEXTUAL DISCUTIDA POR SUASSUNA (2014), FAZENDO PONTE COM OS PRESSUPOSTOS DE MARCUSCHI (2007, 2010), WACHOWICZ (2012), KOCH E ELIAS (2014), RELACIONADOS À PRODUÇÃO E À AVALIAÇÃO DE TEXTOS. OS RESULTADOS DA INTERVENÇÃO EMPREENDIDA PODEM SER CONSIDERADOS POSITIVOS, UMA VEZ QUE OS ESTUDANTES PARTICIPARAM DE FORMA PRODUTIVA NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, COLABORARAM NA REELABORAÇÃO TEXTUAL CONJUNTA REALIZADA EM SALA DE AULA E DESENVOLVERAM IMPORTANTES HABILIDADES LINGUÍSTICAS NO QUE CORRESPONDE AO DOMÍNIO DO GÊNERO CONTO E AO EMPREGO DA REESCRITA COMO UMA ETAPA FUNDAMENTAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL.