O TEXTO A SEGUIR TRATA DAS ADVERSIDADES ENFRENTADAS POR COMUNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS E DE JUNDIAÍ SITUADAS EM REGIÕES DE VULNERABILIDADE DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. O OBJETIVO DO TEXTO FOI MOSTRAR QUE UMA CIDADE LOCALIZADA NO LITORAL DE SÃO PAULO (SANTOS) E OUTRA LOCALIZADA NO INTERIOR DO ESTADO (JUNDIAÍ), MESMO EM DIFERENTES CONTEXTOS APRESENTARAM PROBLEMAS SEMELHANTES DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO. ENTRE OS DIVERSOS PROBLEMAS DESTACAMOS A DIFICULDADE DE ACESSO ÀS AULAS REMOTAS PELA FALTA DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS E ACESSO À INTERNET. O TEXTO DESTACA AINDA QUE A PANDEMIA ESCANCAROU A SITUAÇÃO DESIGUALDADE SOCIAL PRESENTE NAS DUAS CIDADES. OUTRA QUESTÃO QUE APROXIMA AS DUAS CIDADES FOI A CONDUÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA QUE MANTEVE OS DOCENTES DAS RESPECTIVAS REDES DE ENSINO À MARGEM DAS DISCUSSÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO O TEXTO ANALISOU DECRETOS E PORTARIAS INSTITUÍDOS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA.