RESUMO
ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA, QUE OCORREU NO PERÍODO DE 22 A 24 DE JUNHO DE 2020. O LOCUS DA PESQUISA FOI UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS, DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, DO 1º PERÍODO DO ENSINO MÉDIO. AS AULAS FORAM MINISTRADAS DE FORMA ON-LINE, A PARTIR DE UM GRUPO, NO WHATSAPP. BUSCOU-SE CONHECER E ANALISAR COMO TRANSCORREU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NESSAS AULAS, SE CONSEGUIRAM APRENDER, BEM COMO, SE ALUNOS E PROFESSORES SE APROPRIARAM DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS DIGITAIS. A PESQUISA REALIZADA É DE CARÁTER QUALITATIVO, SOB UM VIÉS DO ESTUDO DE CASO. OS DADOS PARA A ANÁLISE FORAM LEVANTADOS DOS PLANOS DE CURSOS E DAS AULAS MINISTRADAS NOS DIAS 22 E 23 DE JUNHO DE 2020, PERFAZENDO UM TOTAL DE 06 HORAS AULAS. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO, REFERE-SE A AUTORES DAS ÁREAS DE LINGUÍSTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, MESMO EM UM CENÁRIO DESAFIADOR, É POSSÍVEL QUE ALUNOS E PROFESSORES INTERAJAM E SE UTILIZEM DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS, ATRIBUINDO SENTIDO AO QUE SE APRENDE E RESSIGNIFICANDO O QUE SE É ENSINADO. CONTRIBUINDO ASSIM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.