PESQUISAS VÊM APONTANDO A NECESSIDADE DE UM MAIOR APROFUNDAMENTO, PELOS PROFESSORES, QUANTO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM SUAS AULAS DURANTE O ENSINO DE QUÍMICA. ESSAS PESQUISAS PROCURAM IDENTIFICAR QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE O CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO QUAL O ALUNO ESTÁ INSERIDO E O CONCEITO ABORDADO. SENDO ASSIM, ANÁLISES SOBRE OS ASPECTOS EPISTÊMICOS E O DISCURSO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS FORAM REALIZADAS EM DUAS TURMAS DE QUÍMICA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE OS MOVIMENTOS EPISTÊMICOS E A TEORIA DO CÓDIGO DE LEGITIMAÇÃO (TCL). POR MEIO DESTAS FERRAMENTAS ANALÍTICAS PUDERAM SER ILUSTRADAS AS RELAÇÕES INTERATIVAS, O PROCESSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO E AS AÇÕES DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, PROPORCIONANDO REFLEXÕES E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS OBJETIVOS PRÁTICOS PERMITINDO ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS ALINHADAS, DESENCADEANDO OPORTUNIDADES E BONS RESULTADOS PERA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.