O ARTIGO EM TELA TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A ABORDAGEM DO TEMA "DIVERSIDADE SEXUAL" EM LIVROS DIDÁTICOS (LDS) DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE SÃO MÚLTIPLOS OS PRECONCEITOS SOFRIDOS PELA COMUNIDADE DE JOVENS LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSSEXUAIS (LGBT) EM DIVERSAS ÁREAS DO SEU COTIDIANO, INCLUSIVE NA ESCOLA. ATUALMENTE SÃO INÚMERAS AS TENTATIVAS DE RETIRADA DE DIREITOS DESSA COMUNIDADE, COMO O FATO DE NÃO MENCIONAR OS TERMOS GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) DE 2014, OU O PRESENTE ESFORÇO DA “ESCOLA SEM PARTIDO”, QUE TENTA AINDA MAIS INVIABILIZAR ESSA DISCUSSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. É FATO QUE PARA MUITOS PROFESSORES OS LDS SÃO A PRINCIPAL FERRAMENTA PARA ELABORAÇÃO DAS AULAS, COMO O MESMO TAMBÉM COSTUMA SER A ÚNICA FONTE DE PESQUISA DOS ALUNOS. É PERCEBIDO QUE APESAR DA OMISSÃO DOS TERMOS EM QUESTÃO NO PNE, OUTROS DOCUMENTOS BASE RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO E DE SE ABORDAR ESSE TEMA COMO FORMA DE PREVENIR E/OU DIMINUIR O PRECONCEITO. É NOTADO TAMBÉM QUE, AINDA TIMIDAMENTE, A MAIORIA DOS LIVROS CONSEGUEM TRAZER O ASSUNTO DE ALGUMA FORMA, POSSIBILITANDO AO PROFESSOR O DIÁLOGO SOBRE O CONTEÚDO NA SALA DE AULA, CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS EMPÁTICOS, CRÍTICOS, REFLEXIVOS E PARTICIPATIVOS.