O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA QUE BUSCOU ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM BASE NO M-LEARNING. FORAM SELECIONADOS E ANALISADOS DEZ ARTIGOS, EM RELAÇÃO AO ANO DE PUBLICAÇÃO, MOTIVAÇÕES PARA O ESTUDO, SUJEITOS ENVOLVIDOS, DEFINIÇÃO DE M-LEARNING, ABORDAGEM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROPOSTA, REFERENCIAIS TEÓRICOS, RESULTADOS E CONCLUSÕES DAS PESQUISAS. APÓS ANÁLISE, CONSTATOU-SE QUE EMBORA OS DISPOSITIVOS MÓVEIS SEJAM UMA FERRAMENTA ÚTIL AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, ESTES PRECISAM SER INCORPORADOS DE FORMA MAIS EFICIENTE AOS PLANEJAMENTOS DOS DOCENTES. PARA QUE ISSO OCO RRA, A FORMAÇÃO CONTINUADA É ESSENCIAL, UMA VEZ QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O USO DAS TDIC, NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL, SÃO INCONSISTENTES. A ESCOLA PRECISA ACOMPANHAR AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS. O ALUNO NÃO DEVE SER VISTO COMO UM “RECIPIENTE” NO QUAL SÃO DEPOSITADOS CONTEÚDOS E OS DOCENTES DEVEM ATUAR COMO MEDIADORES DA APRENDIZAGEM, GUIANDO SEUS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO APRENDIZADO, SE TORNANDO MAIS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS. O M-LEARNING NÃO IRÁ SOLUCIONAR TODAS AS DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO ACUMULADAS DURANTE DÉCADAS, MAS ASSOCIADA A OUTRAS METODOLOGIAS, PODE PROPORCIONAR UM ENSINO/APRENDIZAGEM MAIS COLABORATIVO, DINÂMICO E INOVADOR. E INDEPENDENTE DA PRESSÃO EXERCIDA PELO MERCADO E PELA SOCIEDADE EM “INFORMATIZAR” AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, A FORMAÇÃO CONTINUADA SE TORNA O CERNE DO PROCESSO, POIS É ESSENCIAL QUE O PROFESSOR SEJA PREPARADO PARA USAR AS FERRAMENTAS PEDAGOGICAMENTE ASSOCIADAS E QUE ESTAS OPORTUNIZEM UM APRENDIZADO EM DIFERENTES ESPAÇOS, TEMPOS E MODOS.