DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NO INÍCIO DO ANO DE 2020, A EDUCAÇÃO FOI UM DOS SETORES MAIS AFETADOS NO BRASIL. DIVERSOS ESTUDANTES FICAREM SEM ACESSO À EDUCAÇÃO E DESENVOLVERAM ALGUMAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, COMO A LEITURA E A ESCRITA. ESSES DESAFIOS JÁ VEEM SENDO ENFRENTADOS NO PAÍS, PRINCIPALMENTE PELA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA QUE SOFRE FREQUENTEMENTE COM A FALTA DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. DIREITO NO QUAL É AMPARADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DESDE 1988 E GARANTIDO PARA TODA A POPULAÇÃO. UMA DAS INICIATIVAS QUE BUSCA CRIAR AÇÕES VOLTADAS PARA ESTA TEMÁTICA É A AGENDA 2030, FORMADA POR 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRIADOS PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU EM 2015, DENTRE ELES O ODS DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO IREMOS EVIDENCIAR OS RESULTADOS OBTIDOS POR UMA EQUIPE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, QUE PARTICIPARAM DE UMA STARTUP INCUBADORA DE LIDERANÇAS E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE ATUA NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS SOCIAIS E AMBIENTAIS, INTITULADA COMO PROJETO INCENTÍFICO. OS ESTUDANTES FORAM RESPONSÁVEIS POR ELABORAR UM PROJETO SOCIAL COM O INTUITO DE INCENTIVAR A LEITURA EM JOVENS DAS COMUNIDADES PERIFÉRICAS RECIFENSES, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO APRENDIZAGEM BASEADA EM DESAFIOS E MENTORIA. POR FIM, FOI POSSÍVEL OBSERVAR A DESENVOLVIMENTO DE JOVENS LIDERANÇAS, CRÍTICOS E SENSÍVEIS AS DEMANDAS COLETIVAS.