ESTE ARTIGO ANALISA INTERAÇÕES EMERGIDAS DE UMA TAREFA DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA DE FORMA SÍNCRONA EM UM AMBIENTE ON-LINE. A PESQUISA MOSTRA LICENCIANDOS DO CURSO DE MATEMÁTICA INVESTIGANDO A TAREFA ‘ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO’ NO AMBIENTE ON-LINE VIRTUAL MATH TEAMS COM GEOGEBRA (VMTCG). O REFERENCIAL TEÓRICO USADO SE BASEOU EM CARACTERÍSTICAS DA DINÂMICA DO PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA IDENTIFICADAS EM DIFERENTES CONCEPÇÕES E NAS IDEIAS DE SOUZA E BAIRRAL SOBRE CARACTERÍSTICAS DE INTERAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). NAS DISCUSSÕES APRESENTAMOS A TAREFA ‘ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO’ COMO UMA ATIVIDADE FORMATIVA QUE MOBILIZOU INTERAÇÕES DO MEDIADOR, DOS PARTICIPANTES E DOS ESPAÇOS DE INTERAÇÃO DO VMTCG, ENTORNO DA INVESTIGAÇÃO DA TAREFA A PARTIR DOS CONCEITOS DE MEDIATRIZES E CIRCUNCENTRO. O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVEU INTERAÇÕES ENTRE OS LICENCIANDOS NA PROPOSIÇÃO DE ABORDAGENS E RESOLUÇÕES, EM QUE ELES FAZENDO USO DE DIFERENTES RECURSOS TEXTUAIS E PICTÓRICOS NOS ESPAÇOS DO VMTCG, CONSTRUÍRAM UM MODELO MATEMÁTICO AVALIADO COMO VIÁVEL PARA A SITUAÇÃO-PROBLEMA INVESTIGADA.