LUNA, Tatiana Simões E. Dialogismo e autoria em crônicas estudantis. E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82130>. Acesso em: 14/11/2024 23:12
ESTE TRABALHO ANALISA PRODUÇÕES ESCRITAS ESTUDANTIS REALIZADAS POR OCASIÃO DA QUINTA EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO (OLPEF), EM 2016. SELECIONAMOS OS TEXTOS VENCEDORES NA CATEGORIA CRÔNICA, EM RAZÃO DE SER O GÊNERO LITERÁRIO COM LINGUAGEM E TEMÁTICA MAIS PRÓXIMAS AO COTIDIANO. COM BASE NOS ESTUDOS BAKHTINIANOS E EM OUTRAS PESQUISAS A ELES VINCULADAS, O OBJETIVO DE NOSSO TRABALHO É ANALISAR AS INTER-RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE AS PRESCRIÇÕES DESSE CONCURSO DE TEXTOS PARA A ESCRITA CRONÍSTICA E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS AUTORES, IDENTIFICANDO OS POSICIONAMENTOS ASSUMIDAS PELAS VOZES ESTUDANTIS. VERIFICAMOS COMO OS DISCENTES, EM SUAS PRODUÇÕES, NEGOCIARAM COM AS REGULAÇÕES DO PROGRAMA E INSCREVERAM SEUS PONTOS DE VISTA, COM UM OLHAR MAIS ATENTO PARA OS MODOS COMO REPRESENTARAM SEU COTIDIANO LOCAL, O LUGAR ONDE VIVEM. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ESTUDANTES SE APROPRIARAM DAS NORMAS OLÍMPICAS, MAS TAMBÉM ASSINALARAM SUAS POSIÇÕES POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES TEMÁTICAS, ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E RECURSOS LINGUÍSTICO-ESTILÍSTICOS NÃO PREVISTOS. OU SEJA, ELES SUBVERTERAM PARTE DAS COERÇÕES GENÉRICAS PRESCRITAS, ESTABELECENDO COM PROPRIEDADE SEU QUERER DIZER, SEUS VALORES EM RELAÇÃO À OLPEF.