NESTA PESQUISA ANALISOU-SE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) COM O OBJETIVO DE OBSERVAR COMO TEM SE DESENVOLVIDO ESSE PROCESSO A PARTIR DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FOI CONSTITUÍDA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS. OBSERVOU-SE QUE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PREVÊ A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DIREITO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO RECONHECENDO SUA IMPORTÂNCIA E ESTABELECENDO QUE A MESMA OCORRA TAMBÉM NO ESPAÇO ESCOLAR, MAS AINDA EXISTEM MUITAS DIFICULDADES PARA SUA REAL EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. ASSIM, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES É NECESSÁRIA EM QUALQUER ÁREA E COM QUALQUER TEMPO DE ATUAÇÃO, MAS QUANDO SE INVESTIGA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA OBSERVA-SE QUE AINDA SE PRECISAM DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS QUE INCLUAM OS PROFESSORES DESDE A SUA FORMAÇÃO INICIAL ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS INSTITUIÇÕES NAS QUAIS ATUAM.