A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU APRESENTAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS ACERCA DO PARADIGMA DA NEURODIVERSIDADE E ANALISAR AS SUAS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS REGULARES DE ENSINO. PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DESSA TEMÁTICA, SOBRETUDO PARA PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO E FAMÍLIAS DE PESSOAS NEURODIVERGENTES, BEM COMO PARA A SOCIEDADE EM GERAL. ISSO OPORTUNIZARÁ O DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS NEURODIVERGENTES, DE FORMA QUE O SEU MODO “SER” SEJA VALORIZADO E AS SUAS POTENCIALIDADES SEJAM CONTEMPLADAS. DIANTE DO EXPOSTO, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONHECEREM SOBRE OS PRINCÍPIOS E OS ALICERCES QUE SUSTENTAM A NEURODIVERSIDADE, HAJA VISTA QUE A AUSÊNCIA DESSAS INFORMAÇÕES PODERÁ ACARRETAR A CONTINUIDADE DE PRÁTICAS EXCLUDENTES. DEFENDE-SE NESTE ESTUDO QUE DE POSSE DESSES CONHECIMENTOS, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER TORNAM-SE MAIS INCLUSIVOS PARA QUEM APRENDE E PARA QUEM ENSINA. TODAVIA, AINDA HÁ UM LONGO PERCURSO A SEGUIR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE AS DIVERSIDADES E SINGULARIDADE DE CADA UM.