NESTE ARTIGO ANALISAMOS OS DISCURSOS SOBRE O CONTEXTO DA INSERÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA
EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE (EPS), NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS
MUNICIPAIS DE JEQUIÉ-BA, CRIADA EM 2005. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM DUAS EX-DOCENTES E
DUAS EX-TÉCNICAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME) DE JEQUIÉ QUE ESTIVERAM
ENVOLVIDAS NA IMPLEMENTAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO DA EPS. O MATERIAL EMPÍRICO FOI PRODUZIDO
POR INTERMÉDIO DE ENTREVISTAS NARRATIVAS REALIZADAS NO ANO 2021. EM GERAL, OS DIÁLOGOS
EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DO GAPA NO DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PARA MINISTRAREM A EPS.
FREQUENTEMENTE, AS/OS EDUCADORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SÃO CONSIDERADAS/OS RESPONSÁVEIS POR
ASSUMIREM A DISCIPLINA. ASSIM, O FOCO DA DISCUSSÃO ESTÁ PAUTADO NUMA PERSPECTIVA MÉDICA.
BIOLÓGICA E HIGIENISTA. AS/OS DOCENTES E FAMILIARES TENSIONARAM A IMPLEMENTAÇÃO DESSE
COMPONENTE CURRICULAR E, ATUALMENTE, DEVIDO AO FORTALECIMENTO DO CONSERVADORISMO, EXISTE UM
ESTÍMULO PARA A INTERDIÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE SEXUALIDADE