O TEXTO RELATA UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS E HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CAP/UERJ. COM A PESQUISA ACERCA DOS PROGRAMAS CURRICULARES DE ARTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO/PNLD (DESDE 2018), EVIDENCIA-SE A INCIPIENTE RECORRÊNCIA À CULTURA NACIONAL E AOS REPERTÓRIOS IMAGÉTICOS DO COTIDIANO. EM OUTRAS PALAVRAS, O ESTUDO ACERCA DE ARTISTAS BRASILEIROS VOLTADOS ÀS TEMÁTICAS E LINGUAGENS ESTÉTICAS DESPRENDIDOS DA PREDOMINÂNCIA EUROPEIZANTE E COM VIESES VOLTADOS ÀS PROPOSIÇÕES DECOLONIAIS NO ENSINO AINDA SÃO POUCO REENTRANTES NOS MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO, INCLUSIVE NOS LIVROS DIDÁTICOS. DESSE MODO, SÃO ELABORADOS - COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA - O QUE CHAMAMOS DE MAPAS-VISUAIS. TAIS MAPAS TÊM COMO PRINCÍPIO DIDÁTICO INCIPIENTE A PROMOÇÃO DO DESENCADEAMENTO RIZOMÁTICO ATEMPORAL DE LINGUAGENS ESTÉTICAS DA CULTURA VISUAL COTIDIANA E DE OBRAS DE ARTE NACIONAIS A PARTIR DE UM EIXO TEMÁTICO COMUM. DISPONIBILIZADOS NO SITE WWW.NUTRICAOVISUAL.ART.BR (EM DESENVOLVIMENTO), COMO APOIO DE PESQUISA ESCOLAR E ACADÊMICA (PIBIC/PIBITI), OS MAPAS-VISUAIS VÊM CONTRIBUIR COM OS PROCESSOS AUTORAIS DOCENTES A MEDIDA EM QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE DIANTE AS URGÊNCIAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E CIDADANIA CRÍTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.