, Camilamesquitasoares. . E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82229>. Acesso em: 14/11/2024 23:57
ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE CONTRIBUIR COM O DEBATE ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COM O POVO. NOSSO OBJETIVO É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS. ESTE TRABALHO NARRA A APLICABILIDADE, AS FRAGILIDADES E A POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO POPULAR COMO DISPOSITIVO PARA A COMUNICAÇÃO, PARA O DIÁLOGO E PARA O “FAZER COM” A POPULAÇÃO ATENDIDA PELAS POLÍTICAS SOCIAIS. POR ISSO, CONSIDERAMOS QUE TEM O POTENCIAL DE CONTRIBUIR COM ELEMENTOS PARA PENSARMOS AS ATUAÇÕES DAS DIVERSAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS NO TRABALHO COM USUÁRIOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS. SUSCITANDO UMA REFLEXÃO BASTANTE ATUAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E O PROCESSO DE TRABALHO, PRIMEIRAMENTE SITUAMOS O PARADIGMA TEÓRICO-CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO POPULAR E, EM SEGUIDA, ABORDAMOS OS POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E SERVIÇO SOCIAL. A EDUCAÇÃO POPULAR PODE CONTRIBUIR COM O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS, ASSIM COMO DE OUTROS PROFISSIONAIS, NOS ÂMBITOS DA MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR, DIMENSÕES INDISPENSÁVEIS PARA SE CONQUISTAR DIREITOS E, POR CONSEGUINTE, POLÍTICAS SOCIAIS. TAMBÉM CONTRIBUI COM O TRABALHO DE CUNHO SOCIOEDUCATIVO, COMO EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS E DE SOCIALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, POIS FORTALECE O COMPROMISSO COM OS INTERESSES E DEMANDAS DA POPULAÇÃO USUÁRIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS, COM A UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM E METODOLOGIAS MAIS ACESSÍVEIS, DIALÓGICAS E HORIZONTAIS.