O PRESENTE ARTIGO CONFIGURA-SE UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE COGNIÇÃO E LINGUAGEM NA ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF), CUJO CENTRO DA PESQUISA FOI SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI APRESENTAR O ENSINO DE BIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS LEGAIS. AS METODOLOGIAS UTILIZADAS FORAM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS QUE NORTEIAM E REGULAMENTAM O ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE BIOLOGIA. VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS EDUCANDOS, PORÉM, DE ACORDO COM A PESQUISA, VERIFICOU-SE QUE AINDA É UMA DISCIPLINA CONSIDERADA, INCLUSIVE PELOS DOCUMENTOS LEGAIS, COMO DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO PARA OS EDUCANDOS. PARA SANAR ESSA PROBLEMÁTICA, SUGERE-SE A ELABORAÇÃO DE AULAS DIVERSIFICADAS COM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS VARIADAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS.