COM O AVANÇO DA PANDEMIA DO COVID-19 POR TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, MUITAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TIVERAM QUE SUSPENDER AS AULAS PRESENCIAIS E IMPLANTAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESSE CENÁRIO, HOUVE UM AUMENTO NA PROCURA POR VIDEOAULAS POR PARTE DOS ALUNOS, COM A FINALIDADE DE AUXILIÁ-LOS NESSES ESTUDOS. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR E DISCUTIR SOBRE DOIS TÓPICOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA IMPORTANTES NESSE PERÍODO DE PANDEMIA: AS VIDEOAULAS E O ERE. ALÉM DISSO, É APRESENTADO UM ESTUDO SOBRE A MATEMÁTICA NESSE PERÍODO DE PANDEMIA, ABORDANDO ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO E EXIBINDO MEDIDAS TOMADAS PELAS REDES DE ENSINO DA PARAÍBA E DE CAMPINA GRANDE. PARA ISSO, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BASEADA, PRINCIPALMENTE, EM ARTIGOS ESPECÍFICOS SOBRE OS ASSUNTOS ALIADOS A DUAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE ESSA ETAPA É UM MOMENTO DE GRANDE APRENDIZADO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E OPORTUNIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DESTAS NO ENSINO PRESENCIAL.