A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVE NOVOS CENÁRIOS DIANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS (APLICATIVOS, SOFTWARES E ETC), NESSE ESTUDO ANALISAMOS COMO A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA TEM ABORDADO O USO DE SOFTWARES NOS COMPONENTES CURRICULARES QUE ATENDEM A DISCIPLINA DE GEOMETRIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUANTOS AOS PROCEDIMENTOS UTILIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO. PARTICIPARAM DO ESTUDO LICENCIANDOS DO 8º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, DE UM POLO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL, DO ESTADO DE PERNAMBUCO. PARA TAL, ADOTAMOS COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA: O QUESTIONÁRIO ONLINE E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. O QUESTIONÁRIO FOI ELABORADO VIA GOOGLE FORMS E APLICADO PARA 20 LICENCIANDO E DESTES, 8 ACEITARAM O CONVITE PARA AS ENTREVISTAS QUE OCORRERAM POR MEIO DO GOOGLE MEET, EM FUNÇÃO DO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID – 19. OS DADOS COLHIDOS FORAM ANALISADOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A TEORIA DA INSTRUMENTAÇÃO (RABARDEL, 1995) E OS PRINCÍPIOS DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL: CONFIGURAÇÃO DIDÁTICA E MODO DE EXECUÇÃO (TROUCHE,2004) E A PERFORMANCE DIDÁTICA (DRIJVERS ET AL, 2010). DENTRE OS RESULTADOS, IDENTIFICAMOS QUE A FORMAÇÃO DOCENTE VEM POSSIBILITANDO O USO DE ALGUNS SOFTWARES (GEOGEBRA), PORÉM ESSE USO TEM OCORRIDO DE MANEIRA BASTANTE TÉCNICA, APENAS COM APLICAÇÃO DE COMANDOS E SEM POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO POR PARTE DOS LICENCIANDOS. APONTAM TAMBÉM A REFORMULAÇÃO NO CURRÍCULO DO CURSO, A INSERÇÃO DE UMA DISCIPLINA QUE POSSIBILITE DIRETAMENTE O CONTATO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM OS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS, A FIM DE QUE HAJA UMA APROPRIAÇÃO DESTES PARA A PRÁTICA DOCENTE.