NECESSÁRIOS E ATUAIS SÃO OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LE EM TEMPOS DE PANDEMIA. ESTE É CENTRADO NO REGISTRO DA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO “ENSINO REMOTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM APOIO AO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA” – PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA ASSOCIADA AO PROJETO “CLAP – CURSO DE LÍNGUAS EM APOIO AO PROFESSOR” (UFRN/IFRN). OS RESULTADOS DA PESQUISA COMPROVARAM QUE OS NOVOS AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ON-LINE CRIADOS POR IMPOSIÇÃO CAUSADA PELA PANDEMIA FORAM MOBILIZADOS PARA ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, AO MESMO TEMPO EM QUE SE APRIMORAVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LE EM PRÉ-SERVIÇO ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DE DOCÊNCIA EM FORMATO REMOTO. ESTE ARTIGO, PORTANTO, DÁ NOTÍCIA DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA A PARTIR DO CLAP NA INTENÇÃO DE GARANTIR O REGISTRO HISTÓRICO E TEÓRICO DA INICIATIVA DE PROFESSORES DE INSTRUMENTALIZAR LICENCIANDOS NA ATIVIDADE DE DOCÊNCIA EM ENSINO REMOTO. LOGO, TRATA-SE DE UM ORGANISMO DE METALINGUAGEM NO SENTIDO DE QUE APRESENTAMOS DISCUSSÕES TEÓRICAS ENVOLVENDO ALGUNS DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA ESPECIFICAMENTE CRIADO PARA, EM SUA BASE E ENQUANTO MÉTODO, PRODUZIR MEMÓRIA EDUCACIONAL EM MEIO A ESTE CONTEXTO PANDÊMICO. PARTICIPAM DESTE ESTUDO DE CARÁTER AMPLO AUTORES COMO BAKHTIN, LYOTARD, HALL, FELDMAN, COSCARELLI, RIBEIRO, MORAES, BOSI E OUTROS.