Artigo E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-50-4

NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIAS DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS SABERES PROFISSIONAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, VALORIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES, PROFESSOR REFLEXIVO, EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA, PROJETO DE VIDA E-book E-book
"2022-03-07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82218
    "edicao_id" => 170
    "trabalho_id" => 1767
    "inscrito_id" => 7976
    "titulo" => "NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIAS DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS SABERES PROFISSIONAIS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É FONTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES AO LONGO DE SEU PERCURSO PROFISSIONAL CONSIDERADAS MAIS SIGNIFICATIVAS E MAPEAR O CONJUNTO DESTAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MEMBROS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. O PERCURSO METODOLÓGICO: INICIALMENTE, APRESENTA OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, SUAS CARACTERÍSTICAS E, ATRAVÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA, PROPÕE DISSERTAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, DESCREVENDO COMO SE CONTEXTUALIZAM AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DESTA PESQUISA E COMO ACONTECE A PERCEPÇÃO DE VALOR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO ARGUMENTA A FAVOR DO PROFESSOR REFLEXIVO E CRÍTICO E DEFENDE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMPOSTO POR TODAS AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM INFORMAL E AQUELAS QUE, PLANIFICADAS E CONSCIENTES TENTAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, BENEFICIAR OS INDIVÍDUOS, GRUPOS OU ESCOLAS E QUE CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS SALAS DE AULA. NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI FEITO UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO, FUNDAMENTADO EM LEITURAS DE TEXTOS E REFLEXÕES NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL QUE SE PAUTAM NA ABORDAGEM NARRATIVA ACERCA DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NA BASE DE DADOS DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO. A PESQUISA DE CAMPO, A PARTIR DOS ELEMENTOS PRODUZIDAS POR 15 PROFESSORES PESQUISADORES DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA – GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. NAS ANÁLISES A SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO VIVIDAS POR ESTES PROFESSORES FORAM MARCANTES E TROUXERAM APRENDIZAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA. CONCLUÍMOS QUE QUANDO O PROFESSOR APROPRIA SABERES, NO COTIDIANO ESCOLAR COM AUTONOMIA NUMA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA COM SABERES DERIVADOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE, CONTRIBUEM MAIS SIGNIFICATIVAMENTE PARA A ESTRUTURAÇÃO EM PLENITUDE NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, ASSUMINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXIVA, PRODUZINDO NOVOS CONHECIMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS GERAR CONHECIMENTO NÃO É UM PAPEL EXCLUSIVO DAS UNIVERSIDADES, PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM TEORIAS QUE CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO QUE RESULTA EM BOAS PRÁTICAS NO ENSINO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, VALORIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES, PROFESSOR REFLEXIVO, EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA, PROJETO DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA_ID7976_23092021112931.pdf"
    "created_at" => "2022-01-14 14:30:05"
    "updated_at" => "2022-01-14 15:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA APARECIDA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA APARECIDA DIAS"
    "autor_email" => "adrianadiassupervisora@gm"
    "autor_ies" => "UNISAL - UNIVERSIDADE SALESIANA DE AMERICANA/SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-2"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "622754a60424f_08032022100542.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-07"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:33:55"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82218
    "edicao_id" => 170
    "trabalho_id" => 1767
    "inscrito_id" => 7976
    "titulo" => "NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIAS DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS SABERES PROFISSIONAIS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É FONTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES AO LONGO DE SEU PERCURSO PROFISSIONAL CONSIDERADAS MAIS SIGNIFICATIVAS E MAPEAR O CONJUNTO DESTAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MEMBROS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. O PERCURSO METODOLÓGICO: INICIALMENTE, APRESENTA OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, SUAS CARACTERÍSTICAS E, ATRAVÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA, PROPÕE DISSERTAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, DESCREVENDO COMO SE CONTEXTUALIZAM AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DESTA PESQUISA E COMO ACONTECE A PERCEPÇÃO DE VALOR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO ARGUMENTA A FAVOR DO PROFESSOR REFLEXIVO E CRÍTICO E DEFENDE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMPOSTO POR TODAS AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM INFORMAL E AQUELAS QUE, PLANIFICADAS E CONSCIENTES TENTAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, BENEFICIAR OS INDIVÍDUOS, GRUPOS OU ESCOLAS E QUE CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS SALAS DE AULA. NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI FEITO UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO, FUNDAMENTADO EM LEITURAS DE TEXTOS E REFLEXÕES NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL QUE SE PAUTAM NA ABORDAGEM NARRATIVA ACERCA DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NA BASE DE DADOS DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO. A PESQUISA DE CAMPO, A PARTIR DOS ELEMENTOS PRODUZIDAS POR 15 PROFESSORES PESQUISADORES DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA – GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. NAS ANÁLISES A SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO VIVIDAS POR ESTES PROFESSORES FORAM MARCANTES E TROUXERAM APRENDIZAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA. CONCLUÍMOS QUE QUANDO O PROFESSOR APROPRIA SABERES, NO COTIDIANO ESCOLAR COM AUTONOMIA NUMA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA COM SABERES DERIVADOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE, CONTRIBUEM MAIS SIGNIFICATIVAMENTE PARA A ESTRUTURAÇÃO EM PLENITUDE NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, ASSUMINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXIVA, PRODUZINDO NOVOS CONHECIMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS GERAR CONHECIMENTO NÃO É UM PAPEL EXCLUSIVO DAS UNIVERSIDADES, PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM TEORIAS QUE CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO QUE RESULTA EM BOAS PRÁTICAS NO ENSINO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, VALORIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES, PROFESSOR REFLEXIVO, EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA, PROJETO DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA_ID7976_23092021112931.pdf"
    "created_at" => "2022-01-14 14:30:05"
    "updated_at" => "2022-01-14 15:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA APARECIDA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA APARECIDA DIAS"
    "autor_email" => "adrianadiassupervisora@gm"
    "autor_ies" => "UNISAL - UNIVERSIDADE SALESIANA DE AMERICANA/SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-2"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "622754a60424f_08032022100542.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-07"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:33:55"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 170
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 2
        "numero" => 1
        "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-2"
        "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "622754a60424f_08032022100542.jpg"
        "timbrado" => "60cc84a389447_18062021083355.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-02"
        "final_evento" => "2021-12-04"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => "2022-03-07"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-06-18 08:33:55"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:16:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 170
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 2
        "numero" => 1
        "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes-2"
        "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "622754a60424f_08032022100542.jpg"
        "timbrado" => "60cc84a389447_18062021083355.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-02"
        "final_evento" => "2021-12-04"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => "2022-03-07"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-06-18 08:33:55"
        "updated_at" => "2022-04-01 11:16:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 80
                "edicao_id" => 170
                "codigo" => "978-65-86901-50-4"
                "capa" => "622614757dbf7_07032022111933.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02"
                "prefacio" => """
                  A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\n
                  Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\n
                  Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\n
                  Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Paula Castro - Coordenadora Geral
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n
                  Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n
                  Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n
                  Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Aline Peixoto - UENF<br />\r\n
                  Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n
                  Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n
                  Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n
                  Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n
                  Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n
                  Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n
                  Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n
                  Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n
                  Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n
                  Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n
                  Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n
                  D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n
                  Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n
                  Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n
                  Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n
                  Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n
                  Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n
                  Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n
                  Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n
                  Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n
                  Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n
                  F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n
                  Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n
                  Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n
                  Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n
                  Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n
                  Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n
                  Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n
                  Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n
                  Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n
                  Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n
                  Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n
                  Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n
                  &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n
                  &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n
                  Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n
                  Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n
                  Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n
                  Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n
                  Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n
                  Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n
                  Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n
                  Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n
                  Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n
                  Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n
                  Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n
                  Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n
                  Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n
                  Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n
                  Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n
                  Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n
                  Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n
                  Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n
                  Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n
                  Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n
                  Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n
                  Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n
                  Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n
                  Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n
                  Nara Alinne - UNB<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n
                  Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n
                  Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n
                  Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n
                  Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n
                  Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n
                  Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n
                  Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n
                  Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n
                  Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n
                  Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n
                  S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n
                  Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n
                  Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n
                  Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n
                  Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n
                  Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n
                  Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  Zilfran Varela Fontenele - IFCE
                  """
                "ficha_catalografica" => "6226132939b87_07032022111401.pdf"
                "arquivo" => "07032022111320-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2021-06-18 08:33:55"
                "updated_at" => "2022-03-07 11:24:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 80
                "edicao_id" => 170
                "codigo" => "978-65-86901-50-4"
                "capa" => "622614757dbf7_07032022111933.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02"
                "prefacio" => """
                  A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\n
                  Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\n
                  Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\n
                  Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Paula Castro - Coordenadora Geral
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n
                  Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n
                  Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n
                  Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n
                  Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Aline Peixoto - UENF<br />\r\n
                  Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n
                  Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n
                  Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n
                  Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n
                  Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n
                  Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n
                  Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n
                  Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n
                  Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n
                  Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n
                  Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n
                  Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n
                  Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n
                  D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n
                  Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n
                  Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n
                  Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n
                  Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n
                  Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n
                  Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n
                  Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n
                  Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n
                  Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n
                  Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n
                  F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n
                  Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n
                  Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n
                  Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n
                  Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n
                  Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n
                  Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n
                  Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n
                  Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n
                  Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n
                  Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n
                  Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n
                  Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n
                  Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n
                  &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n
                  &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n
                  Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n
                  Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n
                  Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n
                  Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n
                  Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n
                  Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n
                  Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n
                  Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n
                  Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n
                  Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n
                  Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n
                  Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n
                  Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n
                  Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n
                  Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n
                  Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n
                  Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n
                  Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n
                  Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n
                  Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n
                  Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n
                  Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n
                  Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n
                  Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n
                  Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n
                  Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n
                  Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n
                  Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n
                  Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n
                  Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n
                  Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n
                  Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n
                  Nara Alinne - UNB<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n
                  Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n
                  Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n
                  Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n
                  Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n
                  Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n
                  Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n
                  Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n
                  Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n
                  Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n
                  Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n
                  Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n
                  Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n
                  S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n
                  Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n
                  Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n
                  Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n
                  Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n
                  Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n
                  Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n
                  Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n
                  Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n
                  Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n
                  Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n
                  Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n
                  Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n
                  Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  Zilfran Varela Fontenele - IFCE
                  """
                "ficha_catalografica" => "6226132939b87_07032022111401.pdf"
                "arquivo" => "07032022111320-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2021-06-18 08:33:55"
                "updated_at" => "2022-03-07 11:24:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de março de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É FONTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES AO LONGO DE SEU PERCURSO PROFISSIONAL CONSIDERADAS MAIS SIGNIFICATIVAS E MAPEAR O CONJUNTO DESTAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MEMBROS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. O PERCURSO METODOLÓGICO: INICIALMENTE, APRESENTA OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, SUAS CARACTERÍSTICAS E, ATRAVÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA, PROPÕE DISSERTAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, DESCREVENDO COMO SE CONTEXTUALIZAM AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DESTA PESQUISA E COMO ACONTECE A PERCEPÇÃO DE VALOR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO ARGUMENTA A FAVOR DO PROFESSOR REFLEXIVO E CRÍTICO E DEFENDE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMPOSTO POR TODAS AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM INFORMAL E AQUELAS QUE, PLANIFICADAS E CONSCIENTES TENTAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, BENEFICIAR OS INDIVÍDUOS, GRUPOS OU ESCOLAS E QUE CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS SALAS DE AULA. NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI FEITO UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO, FUNDAMENTADO EM LEITURAS DE TEXTOS E REFLEXÕES NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL QUE SE PAUTAM NA ABORDAGEM NARRATIVA ACERCA DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NA BASE DE DADOS DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO. A PESQUISA DE CAMPO, A PARTIR DOS ELEMENTOS PRODUZIDAS POR 15 PROFESSORES PESQUISADORES DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA – GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. NAS ANÁLISES A SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO VIVIDAS POR ESTES PROFESSORES FORAM MARCANTES E TROUXERAM APRENDIZAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA. CONCLUÍMOS QUE QUANDO O PROFESSOR APROPRIA SABERES, NO COTIDIANO ESCOLAR COM AUTONOMIA NUMA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA COM SABERES DERIVADOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE, CONTRIBUEM MAIS SIGNIFICATIVAMENTE PARA A ESTRUTURAÇÃO EM PLENITUDE NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, ASSUMINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXIVA, PRODUZINDO NOVOS CONHECIMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS GERAR CONHECIMENTO NÃO É UM PAPEL EXCLUSIVO DAS UNIVERSIDADES, PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM TEORIAS QUE CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO QUE RESULTA EM BOAS PRÁTICAS NO ENSINO EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.