ESTE TRABALHO É FONTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES AO LONGO DE SEU PERCURSO PROFISSIONAL CONSIDERADAS MAIS SIGNIFICATIVAS E MAPEAR O CONJUNTO DESTAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MEMBROS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. O PERCURSO METODOLÓGICO: INICIALMENTE, APRESENTA OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, SUAS CARACTERÍSTICAS E, ATRAVÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA, PROPÕE DISSERTAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA, DESCREVENDO COMO SE CONTEXTUALIZAM AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DESTA PESQUISA E COMO ACONTECE A PERCEPÇÃO DE VALOR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO ARGUMENTA A FAVOR DO PROFESSOR REFLEXIVO E CRÍTICO E DEFENDE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMPOSTO POR TODAS AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM INFORMAL E AQUELAS QUE, PLANIFICADAS E CONSCIENTES TENTAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, BENEFICIAR OS INDIVÍDUOS, GRUPOS OU ESCOLAS E QUE CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS SALAS DE AULA. NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI FEITO UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO, FUNDAMENTADO EM LEITURAS DE TEXTOS E REFLEXÕES NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL QUE SE PAUTAM NA ABORDAGEM NARRATIVA ACERCA DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NA BASE DE DADOS DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO. A PESQUISA DE CAMPO, A PARTIR DOS ELEMENTOS PRODUZIDAS POR 15 PROFESSORES PESQUISADORES DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA – GEPEC DA UNICAMP DE CAMPINAS/SP. NAS ANÁLISES A SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO VIVIDAS POR ESTES PROFESSORES FORAM MARCANTES E TROUXERAM APRENDIZAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA. CONCLUÍMOS QUE QUANDO O PROFESSOR APROPRIA SABERES, NO COTIDIANO ESCOLAR COM AUTONOMIA NUMA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA COM SABERES DERIVADOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE, CONTRIBUEM MAIS SIGNIFICATIVAMENTE PARA A ESTRUTURAÇÃO EM PLENITUDE NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, ASSUMINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXIVA, PRODUZINDO NOVOS CONHECIMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS GERAR CONHECIMENTO NÃO É UM PAPEL EXCLUSIVO DAS UNIVERSIDADES, PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM TEORIAS QUE CONTRIBUEM PARA UM CONHECIMENTO QUE RESULTA EM BOAS PRÁTICAS NO ENSINO EM SALA DE AULA.