A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA, ATRAVÉS DA REFLEXÃO SOBRE O SABER E A AUTONOMIA DOCENTE, E DESSA REFLEXÃO COMPREENDER ASPECTOS QUE CONDUZAM O EDUCADOR A PLANEJAR E EXECUTAR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA. A PESQUISA APRESENTADA É DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA, QUE COLABORA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA E AUTÔNOMA PARA TODOS QUE ALI CONVIVEM, ESSA ANÁLISE SERÁ FEITA PARTINDO DA OBRA DE PAULO FREIRE: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. PODEMOS CONCLUIR COM A ANÁLISE DA OBRA QUE A PRÁTICA EDUCATIVA REPRESENTA SABERES QUE ELUCIDAM A AUTONOMIA, TAIS COMO: DOMÍNIO TÉCNICO A SERVIÇO DA MUDANÇA, CAPACIDADE CIENTÍFICA, AFETIVIDADE E ALEGRIA.
PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PAULO FREIRE, SABER, AUTONOMIA.