ESTA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ADOTOU COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A ABORDAGEM DA TEMÁTICA
GEOCONSERVAÇÃO/PATRIMÔNIO GEOLÓGICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BÁSICO, COMO PERCURSO METODOLÓGICO
FOI ADOTADO O DESENHO NÃO EXPERIMENTAL, DE CONCEPÇÃO TRANSVERSAL, ALCANCE DESCRITIVO, COM ENFOQUE
QUALITATIVO. PARA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, APLICADO A UMA UNIDADE
DE ANÁLISE, SEM USO DE AMOSTRAGEM, COM POPULAÇÃO DE 45 DOCENTES DE GEOGRAFIA ATUANTES NA EDUCAÇÃO
BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES. FOI ANALISADA QUE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA
GEOCONSERVAÇÃO/PATRIMÔNIO GEOLÓGICO PELO DOCENTE DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BÁSICO É
DESCONTÍNUA, SINTÉTICA E MERAMENTE TEÓRICA/INFORMATIVA MOTIVADA PELA DEFICIÊNCIA DE SUA FORMAÇÃO NA
TEMÁTICA E AGRAVADA EM GRANDE PARTE PELA INADEQUAÇÃO DIDÁTICA DO MATERIAL PEDAGÓGICO E AUSÊNCIA DE
INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL ESCOLAR. O QUE PERMITIU RECOMENDAR UMA MAIOR REFLEXÃO PARA UMA
INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL E INTELECTUAL DO DOCENTE DE GEOGRAFIA COM OS DEMAIS PROFISSIONAIS DE
ÁREAS AFINS DO CONHECIMENTO NO INTUITO DE DIRIMIR AS DEFICIÊNCIAS DA FORMAÇÃO NA TEMÁTICA PESQUISADA,
BEM COMO NOVAS DISCUSSÕES METODOLÓGICAS PARA ADEQUAÇÃO CONTEXTUAL ÀS REALIDADES DISPOSTAS, VISANDO
À PLENITUDE E COERÊNCIA DA TEORIA/REALIDADE/PRÁTICA/RELEVÂNCIA SOCIAL.