O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUE ANALISA AS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, POR SE TRATAR DO MAIS CÉLEBRE EDUCADOR BRASILEIRO, COM VASTO APORTE ACADÊMICO LITERÁRIO E UM DOS MAIS IMPORTANTES TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRIBUIÇÕES SÃO PERCEBIDAS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS. E, A DESPEITO DE NÃO TER TRABALHADO EM SUA TEORIA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PERCEBE-SE NAS SUAS OBRAS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA ESTA TEMÁTICA. POR ABORDAR O ENSINAR DE MODO DIALÓGICO, TRANSFORMADOR E CRÍTICO, DE FORMA QUE IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS. VIVEMOS UM MOMENTO EM QUE HÁ A NECESSIDADE DE REDIZER E REVIVER A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA, DA AUTONOMIA E DA LIBERTAÇÃO DEFENDIDA POR FREIRE, PELA INVESTIDA NOTADA DE NÃO-RECONHECIMENTO AS DIFERENTES FORMAS DE CONHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE RELATIVOS À INCLUSÃO. COMO RESULTADO, ESTE ESTUDO APONTA QUE AS CONCEPÇÕES DE FREIRE CONTRIBUEM COM A EDUCAÇÃO DE SURDOS, À MEDIDA QUE REITERAM A NECESSIDADE DE QUE O ALUNO TENHA AUTONOMIA NO SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, NO QUE ASSOMA PARA QUE OS SURDOS SEJAM CAPAZES, PARA DE FATO FAZER PARTE DA SOCIEDADE DE FORMA PLENA E ATIVA.