CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS, BEM COMO DE INSERIR O ALUNO NA CULTURA DIGITAL, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL CONTRIBUIR COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUE ENVOLVEM O OBJETO DE CONHECIMENTO FUNÇÃO EXPONENCIAL EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, ADOTAMOS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO, POIS AMBOS TÊM SE MOSTRADO COMO ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, SOBRETUDO NA PERSPECTIVA APONTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. PARA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, APLICAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA QUE PUDÉSSEMOS COMPREENDER AS RESPOSTAS E IDENTIFICAR OS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DISCENTE, NO QUE SE REFERE AO TEMA DISCUTIDO. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, EM VIRTUDE DO ENVOLVIMENTO E ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DURANTE A APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES PROPOSTAS, DEMONSTRADAS PELAS RESPOSTAS DADAS, CURIOSIDADE E MOTIVAÇÃO DURANTE AS RESOLUÇÕES E REPRESENTAÇÕES NO SOFTWARE.