O PRESENTE ARTIGO PARTE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - NÚCLEO MATEMÁTICA/CAMPUS IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB, DURANTE AS REGÊNCIAS NO ENSINO REMOTO, FRENTE AO CENÁRIO DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19). DENTRE AS INÚMERAS DIFICULDADES ENFRENTADAS, DESTACAMOS O BAIXO NÚMERO DE ALUNOS FREQUENTANDO AS AULAS REMOTAS E, CONSEQUENTEMENTE, UMA PEQUENA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DURANTE OS ENCONTROS SÍNCRONOS. DIANTE DESSE CENÁRIO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS POTENCIALIDADES DO USO DO APLICATIVO WHATSAPP ENQUANTO RECURSO DIGITAL PARA A PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES E PROFESSORES. PARA O DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO, FOI NECESSÁRIO UM ESTUDO SOBRE O QUE É O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SOBRE MÍDIAS DIGITAIS, ESPECIFICAMENTE O WHATSAPP. PARA VERIFICARMOS O IMPACTO QUE O RECURSO DIGITAL REFERIDO CAUSA NA INTERAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, UTILIZANDO COMO RECURSO DE INTERAÇÃO O APLICATIVO WHATSAPP, COM DUAS TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. DE MANEIRA GERAL OS RESULTADOS MOSTRAM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E DURANTE AS AULAS SÍNCRONAS, APÓS O USARMOS O WHATSAPP.