DIANTE DO ABSTRATO QUE É APRESENTADO PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, ASSOCIADO ÀS HABILIDADES ESPACIAIS DE ALGUNS ALUNOS AINDA NÃO DESENVOLVIDAS, SURGE A NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM ALTERNATIVAS QUE AUXILIEM A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES REFERENTES AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, CONTRIBUINDO COM O PROGRESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE A PARTIR DO QUESTIONAMENTO DE COMO SE AVALIAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO COLABORATIVO E DIDÁTICO NO DECORRER DAS AULAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA NÃO É TAREFA FÁCIL, E PLANEJAR PARA A NOVA FORMA DE ENSINAR, DIANTE DE UM MUNDO VIRTUAL, PARA PROFISSIONAIS QUE NÃO TIVERAM O DEVIDO PREPARO DIDÁTICO POTENCIALIZA AS DIFICULDADES. NO ENTANTO, NÃO REALIZAR UM PLANEJAMENTO ADEQUADO À REALIDADE ESCOLAR, QUE DELIMITE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EFICAZES, PODE LEVAR A RESULTADOS INSATISFATÓRIOS E UM ALTO GRAU DE EVASÃO, ACARRETANDO AO PROFISSIONAL ANSIEDADE E DESESTÍMULO. OS ALUNOS ENFRENTAM DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PROPOSTAS, PELO FATO DE NÃO COMPREENDEREM DE FORMA ADEQUADA OBJETIVO PRETENDIDO OU A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO ABORDADO, ALÉM DA CONCORDÂNCIA COM OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO APRENDIZADO. COMO SABEMOS A AVALIAÇÃO DESEMPENHA UM PAPEL DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, PODENDO VIR A FORTALECER O QUE SE FOI APRENDIDO OU ATUAR COMO DESMOTIVADOR QUANDO O QUANTITATIVO OBTIDO NÃO CONDIZ COM O QUE O ALUNO ESPERA. A PESQUISA OBTEVE RESULTADOS SATISFATÓRIOS REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO POR RUBRICA APLICADA PARA ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO BÁSICO.