ESTE TRABALHO É PARTE DOS RESULTADOS DA TESE INTITULADA: “IMAGEM ETNOGRÁFICA DA SALA DE AULA: METAETNOGRAFIA DAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 1984 A 2016”. A METODOLOGIA APLICADA É A METAETNOGRAFIA, QUE TEM POR OBJETIVO PRODUZIR REVISÕES INTERPRETATIVAS; REALIZAR EXAME CRÍTICO; PRODUZIR COMPARAÇÃO SISTEMÁTICA; E, SÍNTESES, ESPECIALMENTE DE ESTUDOS ETNOGRÁFICOS. A QUESTÃO PRINCIPAL QUE NORTEIA ESTE TRABALHO É “QUAIS RESULTADOS PODEM EMERGIR DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO ONDE A VOZ DO ALUNO É CONSIDERADA?”. E, TEM COMO OBJETIVO “VERIFICAR COMO O ALUNO PODE SER COPARTICIPANTE DA PESQUISA ETNOGRÁFICA”. UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS FOI COMPREENDER QUE, OUVIR A VOZ DOS ALUNOS E FAZER DELES COPARTICIPANTES DA PESQUISA, ABRE A OPORTUNIDADE DELES SEREM PRODUTORES DAS SOLUÇÕES DO SEU CONTEXTO ESCOLAR, A PARTIR DA SUA COSMOVISÃO ORIENTADO PELOS ESTUDOS TEÓRICOS DO CAMPO DO CONHECIMENTO SUGERIDOS E REFLETIDOS PELA PESQUISA. E MAIS DO QUE ISSO, OS COLOCA EM UMA POSIÇÃO DE PROTAGONISMO ANTES NÃO OFERECIDO A ELES NO SEU DIA A DIA ESCOLAR. UMA VEZ QUE, ELES APRENDEM NA PRÁTICA O FAZER PESQUISA ATRAVÉS DOS INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DA PESQUISA ETNOGRÁFICA E TRAZEM ESSES RESULTADOS PARA A PRÁTICA DO SEU COTIDIANO.