A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL TROUXE PARA NOSSO SISTEMA DE ENSINO O RESPEITO À SINGULARIDADE E ÀS ESPECIFICIDADES DE CADA SUJEITO, OUTRORA NEGADAS E NEGLIGENCIADAS EM PROCESSOS DE SEGREGAÇÃO E EXCLUSÃO JÁ VIVENCIADOS NAS ESCOLAS DESSE CONTEXTO. TODAVIA, OBSERVAMOS NOS ÚLTIMOS ANOS ATAQUES E RETROCESSOS INSTITUCIONAIS QUE VEM MINANDO E DESFAVORECENDO A PRÁTICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS REGULARES. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER, NA LITERATURA ACADÊMICA, OS AVANÇOS PRÁTICOS QUE JUSTIFICAM A IMPORTÂNCIA ACERCA DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, E COMO TAL INCLUSÃO REVERBERA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA, SOCIAL E POLÍTICA DE TAIS SUJEITOS. DESSA FORMA, PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI CONSTRUÍDO CONFORME UMA ADAPTAÇÃO DOS PROCESSOS METODOLÓGICOS DA TAXONOMIA DE RAUPP E BEUREN (2003), QUE DELINEOU A PROPOSTA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS COMO UMA PESQUISA DE REVISÃO DE LITERATURA. TAL PROCEDIMENTO POSSIBILITOU-NOS COMPREENDER POSSIBILITOU-NOS A COMPREENSÃO DE QUE ESSE PROCESSO CONQUISTADO, NÃO APENAS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE ALUNO QUE CONVIVEM COM TEA, JÁ QUE NECESSITAM DA EXPERIÊNCIA SOCIAL PARA DESENVOLVER SUAS HABILIDADES E DIFICULDADES PSICOMOTORAS, COMO TAMBÉM POSSIBILITA A IMERSÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA AQUELES QUE NÃO POSSUEM DIFICULDADES ESPECIAIS.