O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR AS TENDÊNCIAS SINALIZADAS NOS TRABALHOS DO EVENTO CONEDU (CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO), NO RECORTE TEMPORAL DE 2014-2020. A METODOLOGIA FOI BASEADA EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DOCUMENTAIS, ATRAVÉS DO VIÉS QUALITATIVO COM ABORDAGEM NO “ESTADO DO CONHECIMENTO”. A ABORDAGEM DO TEMA VEM SENDO FORTALECIDA POR VÁRIOS AUTORES, SERVINDO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA MAIORIA DAS PRODUÇÕES ANALISADAS NESSA PESQUISA, ENTRE ESSES DESTACAM-SE: GOLEMAN (2011), BISQUEIRA (2000), CASASSUS (2009), GONSALVES (2015). OS TRABALHOS EVIDENCIARAM: NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS SÃO: EMPATIA, FELICIDADE, AUTOESTIMA, ÉTICA, PACIÊNCIA, AUTOCONHECIMENTO, CONFIANÇA, RESPONSABILIDADE, AUTONOMIA, EMPODERAR-SE E CRIATIVIDADE ENDOSSANDO QUE O LÚDICO PREVALEÇA ATRAVÉS DE JOGOS, HISTÓRIAS, DESENHOS E DINÂMICAS EM SALA DE AULA. ALÉM DE CONTRIBUÍREM DE FORMA POSITIVA PARA UM AMBIENTE FAVORÁVEL DE A NA REGULAÇÃO E AUTOGESTÃO DOS SENTIMENTOS. NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DESTACA-SE O FORMATO DE FORMAÇÃO DOCENTE COM OS VIESES DAS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS QUE POSSIBILITARIAM ENTENDER E ATENDER AS DEMANDAS ATUAIS PARA A APRENDIZAGEM, PROMOVEM UMA CULTURA DE RESPEITO, TOLERÂNCIA E PAZ E AUXILIAM A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, QUE CONSISTEM EM PROCESSOS FORMATIVOS QUE POSSAM VIABILIZAR: AUTOCONSCIÊNCIA, AUTOFORMAÇÃO, TÉCNICAS NÃO VIOLENTAS DE DIÁLOGOS E ESCUTA ATIVA, CONTEXTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PAUTADOS EM VIESES MAIS HUMANÍSTICOS E MENOS RACIONAL E BUROCRÁTICOS.NA GESTÃO EDUCACIONAL, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, PAUTADA: NA AUTOCONSCIÊNCIA, AUTOFORMAÇÃO, TÉCNICAS NÃO VIOLENTAS DE DIÁLOGOS E ESCUTA ATIVA.