O PRESENTE ARTIGO BUSCA TRAZER O LETRAMENTO SOCIAL À CENA DO DEBATE TENDO EM VISTA SUA RELEVÂNCIA NO PERCURSO FORMATIVO HUMANO. SENDO ASSIM, NA PRIMEIRA PARTE É BUSCADO EXPOR UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO DA INSERÇÃO DO TERMO LETRAMENTO NO CENÁRIO BRASILEIRO E SUA INCORPORAÇÃO NOS ESTUDOS E PESQUISAS NO ÂMBITO ACADÊMICO. EM SEGUIDA, SE FAZ UMA EXPOSIÇÃO DOS DESDOBRAMENTOS QUE O CONCEITO TEM ASSUMIDO AO LONGO DOS ANOS E SUAS REPERCUSSÕES EM NÍVEL ACADÊMICO, SOCIAL, POLÍTICO E HISTÓRICO. É NESSE SENTIDO PLURAL E SÓCIO-CULTURAL QUE SE APRESENTA A INSERÇÃO DO LETRAMENTO SOCIAL COMO SENDO UM PONTO FECUNDO, NO QUAL OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO FORMATIVO POSSAM PROBLEMATIZAR SUAS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO SER SOCIAL E COM ISSO PROMOVER (RE)LEITURAS ACERCA DE SUA HISTÓRIA DE VIDA. PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO FOI ADOTADA A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA QUALITATIVA.