AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AHSD) SÃO AQUELAS QUE APRESENTAM UMA OU MAIS CAPACIDADES ACIMA DA MÉDIA, CRIATIVIDADE E ALTO ENVOLVIMENTO DEDICADO ÀS TAREFAS DE SEU INTERESSE. NA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL, ESTES INDIVÍDUOS FAZEM PARTE DO PÚBLICO ATENDIDO PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CUJO TRABALHO NECESSITA DA COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. SER PAI OU MÃE DE UMA CRIANÇA COM CAPACIDADE ACIMA DA MÉDIA COSTUMA SER UM DESAFIO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI BUSCAR NA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL, AS PUBLICAÇÕES QUE ABORDAM O TEMA FAMÍLIA E AHSD. COMO OBJETIVO ESPECÍFICO: ANALISAR AS PUBLICAÇÕES ENCONTRADAS, VERIFICANDO SOBRE O QUE ELAS TRATAM; E INDICAR AQUELAS QUE VERSAM ESPECIFICAMENTE SOBRE FAMÍLIA E CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM AHSD. ESTE ESTUDO SE CARACTERIZA COMO BIBLIOGRÁFICO, DESENVOLVIDO POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, ENTRE A AMOSTRA DE TRABALHOS ENCONTRADOS SOBRE ESTE TEMA (N=31), UM PEQUENO NÚMERO DE PUBLICAÇÕES SOBRE AHSD E FAMÍLIA INDICAM A PRESENÇA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR (16%). ENTRETANTO, NENHUM DELES ENFATIZOU ESPECIFICAMENTE ESSA RELAÇÃO, BEM COMO OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O RECONHECIMENTO DAS AHSD EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA PRÉ-ESCOLAR.