O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS ANALISAR A PARTIR DA TEORIA PEDAGÓGICA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS QUE ENVOLVEM O MOMENTO DA PANDEMIA E COMO AFETARAM E AFETAM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO ADOTADO POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL; REFLETIR SOBRE CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO CRÍTICO PARA AULAS ON-LINE; COLETIVIZAR EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS PARA INSTRUMENTALIZAR PROFESSORAS(ES) PARA O USO DAS FERRAMENTAS PADLET, GEOGUESSR E EDPUZZLE PARA ENSINO REMOTO DE FORMA QUE ESTIMULEM O APRENDIZADO ATIVO; E EXPLORAR AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DESSAS FERRAMENTAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA BUSCANDO APROFUNDAR O SIGNIFICADO DOS CONCEITOS CENTRAIS DE PAULO FREIRE EM SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA REALIZANDO REFLEXÕES LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO NO ENSINO BÁSICO (COM FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL), E A OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE PROPORCIONADA PELA PRÁTICA COMO PROFESSORA DE INGLÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL (I E II) EM ESCOLAS DA REDE PRIVADA EM FLORIANÓPOLIS-SC DURANTE O ANO DE 2020. CONCLUIU-SE QUE UMA DAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE, É DE QUE, APESAR DE O AUTOR NÃO TER VIVIDO O QUE VIVEMOS NA CONTEMPORANEIDADE COM O AVANÇO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA E O AGRAVO DE UMA CRISE SOCIOECONÔMICA POR CAUSA DA PANDEMIA DA COVID-19, SUA TEORIA PODE SER MOBILIZADA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ENSINO REMOTO, SENDO DE CONTRIBUIÇÃO ÍMPAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO HUMANIZADO E CRÍTICO EM AMBIENTES VIRTUAIS.