O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS DOS LIBERTÁRIOS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PERÍODO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. A ANALISE FOI REALIZADA POR UM JORNAL OPERÁRIO E ANARQUISTA, A PLEBE, DA CIDADE DE SÃO PAULO, EXISTENTE ENTRE OS ANOS DE 1917 A 1935. ESTE JORNAL DEIXOU UM LEGADO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, JUNTO AO MOVIMENTO OPERÁRIO. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA CONSISTE NO CONHECIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSTAS POR ANARQUISTAS DURANTE O PERÍODO CONSIDERADO. AS CÓPIAS DO JORNAL A PLEBE FORAM COLETADOS DO ARQUIVO PESSOAL DO ORIENTADOR DA PESQUISA. ESTES FORAM CATALOGADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA. DENTRE OS DIVERSOS TEMAS DEBATIDOS NOS ARTIGOS ANALISADOS, DESTACO: SOCIEDADE, IGREJA, ESTADO, ESCOLA, CRIANÇA, PROFESSOR, TRABALHO MANUAL AO TRABALHO INTELECTUAL, CIÊNCIA E ARTE, ENSINO E PRÁTICA E OUTRAS VISÕES SOCIAIS. ATRAVÉS DA LEITURA DESTES ARTIGOS PODEMOS COMPREENDER UMA ÉPOCA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. TENDO COMO CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA UM OLHAR DIVERGENTE DAQUELE APRESENTADO POR LITERATURAS ESPECIALIZADAS.