Artigo E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-49-8

A EDUCAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DOS ANARQUISTAS NO BRASIL EM INÍCIOS DO SECULO XX

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, ANARQUISMO, PEDAGOGIA, E-book E-book
0 of 0
"2022-03-07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82006 "edicao_id" => 169 "trabalho_id" => 2552 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "A EDUCAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DOS ANARQUISTAS NO BRASIL EM INÍCIOS DO SECULO XX" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS DOS LIBERTÁRIOS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PERÍODO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. A ANALISE FOI REALIZADA POR UM JORNAL OPERÁRIO E ANARQUISTA, A PLEBE, DA CIDADE DE SÃO PAULO, EXISTENTE ENTRE OS ANOS DE 1917 A 1935. ESTE JORNAL DEIXOU UM LEGADO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, JUNTO AO MOVIMENTO OPERÁRIO. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA CONSISTE NO CONHECIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSTAS POR ANARQUISTAS DURANTE O PERÍODO CONSIDERADO. AS CÓPIAS DO JORNAL A PLEBE FORAM COLETADOS DO ARQUIVO PESSOAL DO ORIENTADOR DA PESQUISA. ESTES FORAM CATALOGADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA. DENTRE OS DIVERSOS TEMAS DEBATIDOS NOS ARTIGOS ANALISADOS, DESTACO: SOCIEDADE, IGREJA, ESTADO, ESCOLA, CRIANÇA, PROFESSOR, TRABALHO MANUAL AO TRABALHO INTELECTUAL, CIÊNCIA E ARTE, ENSINO E PRÁTICA E OUTRAS VISÕES SOCIAIS. ATRAVÉS DA LEITURA DESTES ARTIGOS PODEMOS COMPREENDER UMA ÉPOCA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. TENDO COMO CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA UM OLHAR DIVERGENTE DAQUELE APRESENTADO POR LITERATURAS ESPECIALIZADAS.O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS DOS LIBERTÁRIOS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PERÍODO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS," "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, ANARQUISMO, PEDAGOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID274_14102021171004.pdf" "created_at" => "2022-01-14 14:23:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CRISTINA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "FERREIRA " "autor_email" => "denisecristina20_cg@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-07" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:25:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 82006 "edicao_id" => 169 "trabalho_id" => 2552 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "A EDUCAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DOS ANARQUISTAS NO BRASIL EM INÍCIOS DO SECULO XX" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS DOS LIBERTÁRIOS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PERÍODO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. A ANALISE FOI REALIZADA POR UM JORNAL OPERÁRIO E ANARQUISTA, A PLEBE, DA CIDADE DE SÃO PAULO, EXISTENTE ENTRE OS ANOS DE 1917 A 1935. ESTE JORNAL DEIXOU UM LEGADO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, JUNTO AO MOVIMENTO OPERÁRIO. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA CONSISTE NO CONHECIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSTAS POR ANARQUISTAS DURANTE O PERÍODO CONSIDERADO. AS CÓPIAS DO JORNAL A PLEBE FORAM COLETADOS DO ARQUIVO PESSOAL DO ORIENTADOR DA PESQUISA. ESTES FORAM CATALOGADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA. DENTRE OS DIVERSOS TEMAS DEBATIDOS NOS ARTIGOS ANALISADOS, DESTACO: SOCIEDADE, IGREJA, ESTADO, ESCOLA, CRIANÇA, PROFESSOR, TRABALHO MANUAL AO TRABALHO INTELECTUAL, CIÊNCIA E ARTE, ENSINO E PRÁTICA E OUTRAS VISÕES SOCIAIS. ATRAVÉS DA LEITURA DESTES ARTIGOS PODEMOS COMPREENDER UMA ÉPOCA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. TENDO COMO CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA UM OLHAR DIVERGENTE DAQUELE APRESENTADO POR LITERATURAS ESPECIALIZADAS.O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS DOS LIBERTÁRIOS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PERÍODO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS," "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, ANARQUISMO, PEDAGOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID274_14102021171004.pdf" "created_at" => "2022-01-14 14:23:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CRISTINA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "FERREIRA " "autor_email" => "denisecristina20_cg@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "escola-em-tempos-de-conexoes" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-07" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:25:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 169 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes" "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "descricao" => null "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1" "logo" => null "capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg" "timbrado" => "60cc8293b3f36_18062021082507.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-02" "final_evento" => "2021-12-04" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => "2022-03-07" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-06-18 08:25:07" "updated_at" => "2022-04-01 11:15:57" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 169 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "escola-em-tempos-de-conexoes" "nome" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "descricao" => null "pasta" => "ebooks/conedu/2021/ebook1" "logo" => null "capa" => "6226149577c3d_07032022112005.jpg" "timbrado" => "60cc8293b3f36_18062021082507.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-02" "final_evento" => "2021-12-04" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => "2022-03-07" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-06-18 08:25:07" "updated_at" => "2022-04-01 11:15:57" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 79 "edicao_id" => 169 "codigo" => "978-65-86901-49-8" "capa" => "62261495878c0_07032022112005.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01" "prefacio" => """ A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\nA colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ti Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\nAo buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\nNesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referenc Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\nMuitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a l Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\nPor fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do camp <br />\r\n <br />\r\n Paula Castro - Coordenadora Geral """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n Aline Peixoto - UENF<br />\r\n Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n Nara Alinne - UNB<br />\r\n Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n Zilfran Varela Fontenele - IFCE """ "ficha_catalografica" => "6228d547ea04d_09032022132647.pdf" "arquivo" => "09032022131813-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-01.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2021-06-18 08:25:07" "updated_at" => "2022-03-09 13:26:47" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 79 "edicao_id" => 169 "codigo" => "978-65-86901-49-8" "capa" => "62261495878c0_07032022112005.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU 2021 - Vol 01" "prefacio" => """ A colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e seus sujeitos alinhadas com as discuss&otilde;es encaminhadas nos grupos de trabalho da edi&ccedil;&atilde;o de 2021 do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU.<br />\r\nA colet&acirc;nea &ldquo;Escola em tempos de conex&otilde;es&rdquo;, em seus tr&ecirc;s volumes, apresenta as reflex&otilde;es dos autores sobre as pr&aacute;ti Ao buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, a colet&acirc;nea apresenta o modo como estes foram desenhados para que, mais uma vez, os processos educacionais fossem reinventados para responder &agrave;s demandas que a sociedade colocou para professores e professoras, alunos, alunas e suas fam&iacute;lias, bem como para a comunidade acad&ecirc;mica. Esse processo desvelou, igualmente, uma realidade de desigualdades profundas, que marcam as trajet&oacute;rias escolares de um sem-n&uacute;mero de brasileiros e brasileiras. As dificuldades de acesso, equipamentos, espa&ccedil;os, abordagens, dentre outras quest&otilde;es, ser&atilde;o alvo de questionamentos para tentarmos compreender quais ser&atilde;o as conex&otilde;es que a escola vai precisar estabelecer para os pr&oacute;ximos anos.<br />\r\nAo buscar compreender os movimentos conectivos que a escola estabelece entre seus sujeitos em m&uacute;ltiplas possibilidades, seja presencial ou virtualmente, Nesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referencial para os processos e pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, bem como compreendermos como as experi&ecirc;ncias negativas podem auxiliar a repensar nossas a&ccedil;&otilde;es. Por outro lado, &eacute; necess&aacute;rio, enquanto sujeitos desses processos e pr&aacute;ticas analisar o modo como vivenciamos as intera&ccedil;&otilde;es escolares durante a pandemia e o impacto nas<br />\r\nNesse sentido, nos caber&aacute;, enquanto profissionais do campo educacional, os encaminhamentos quanto ao que foi produtivo e permanecer&aacute; como referenc Muitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a leitura dos artigos que integram a colet&acirc;nea. A organiza&ccedil;&atilde;o de cada volume &eacute; assim distribu&iacute;da: o volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\nMuitas s&atilde;o as respostas para compreender a escola e suas conex&otilde;es e, para pensarmos juntos &eacute; que convidamos voc&ecirc;s para apreciarem a l Por fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do campo educacional.<br />\r\nPor fim, acrescentamos nosso entendimento de que &eacute; no encontro de ideias que podemos estabelecer novas conex&otilde;es para responder as demandas do camp <br />\r\n <br />\r\n Paula Castro - Coordenadora Geral """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Gessika Cecilia Carvalho da Silva - IFAL<br />\r\n Alex Vieira da Silva - UFAL<br />\r\n Givanildo da Silva - UFAL<br />\r\n Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti - IFAL """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Adeilde Francisca De Santana - UFRPE<br />\r\n Adriane Matos Araujo - UERJ<br />\r\n Adriano Alves Da Silveira - UEPB<br />\r\n Ailton Diniz De Oliveira - UEPB<br />\r\n Alessandra Magda de Miranda - UFPB<br />\r\n Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva - UFRPE<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Alex Vieira Da Silva - UFAL<br />\r\n Aline Peixoto - UENF<br />\r\n Allan Di&ecirc;go Rodrigues Figueiredo - UFPE<br />\r\n Ana Cristina G. Vinci - UNIVERSIDAD DEL SALVADOR<br />\r\n Ana Raquel Pereira De Ata&iacute;de - UEPB<br />\r\n Anderson Gon&ccedil;alves Costa - UFPE<br />\r\n Ant&ocirc;nio C&iacute;cero De Ara&uacute;jo - IFAL<br />\r\n Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior - UFRPE<br />\r\n Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n Bruna Monielly Carvalho de Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n Camila Pontes Calado Da Silva - FACULDADE XV DE AGOSTO<br />\r\n Carolina Cavalcanti Bezerra - UEPB<br />\r\n Cecilia Decarli - UFRGS<br />\r\n Christianne Medeiros Cavalcante - UFRN<br />\r\n Christiano Cordeiro Soares - UEPB<br />\r\n Cl&aacute;udia Maria De Lima - UFPB<br />\r\n Cleide Silva - UNIVERSIDAD AMERICANA - PY<br />\r\n Cristiano Da Cruz Fraga - UFRGS<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Daniele Kelly Lima De Oliveira - UVA<br />\r\n Danielle Bastos Lopes - UERJ<br />\r\n Danielle Patr&iacute;cio Brasil - UEPB<br />\r\n Danielly Barbosa - EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O<br />\r\n D&eacute;bora De Oliveira Lopes - UFPB<br />\r\n Diego Adaylano Monteiro Rodrigues - UFC<br />\r\n Dina Maria Vieira Pinho - COL&Eacute;GIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA<br />\r\n Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - UFRN<br />\r\n Dorgival Ren&ecirc; Tolentino Leite - CENTRO EDUCACIONAL TR&Ecirc;S MARIAS<br />\r\n Edlene Cavalcanti Santos - UFAL<br />\r\n Edna C&atilde;mara Monteiro - FNSL<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Edvaldo Carlos De Lima - UEPB<br />\r\n Elaine Reis Laureano - UFPB&nbsp;<br />\r\n Eliana De Jesus Lopes - UNINTA<br />\r\n Eliane Pereira Alves - UEPB<br />\r\n Elicia Barros Guerra Souza - UFPE<br />\r\n Emanuelle Justino Dos Santos - UFRN<br />\r\n Eugenia Tavares Martins - IFCE<br />\r\n Ezer Wellington Gomes Lima - UNIVASF-PE<br />\r\n F&aacute;bia Sousa Sena - UFPB<br />\r\n Fabiana Teles Patricio de Oliveira - UEPB<br />\r\n F&aacute;bio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n F&aacute;bio Francisco De Almeida Castilho - IFAL<br />\r\n Fabr&iacute;cio De Sousa Sampaio - UFRN<br />\r\n Fabyana Soares De Oliveira - UFRN<br />\r\n Felipe Fanuel Xavier Rodrigues - FTESM<br />\r\n Fernando Da Costa Ferreira - IBC<br />\r\n Francisco Ferreira Dantas Filho - UEPB<br />\r\n Gessika Cec&iacute;lia Carvalho Da Silva - IFAL<br />\r\n Gilson Lopes Da Silva - FACESA<br />\r\n Gisane Fagundes Rodrigues - UEPB<br />\r\n Giselle Moraes Moreira - UFJF<br />\r\n Givanildo Da Silva - UFAL<br />\r\n Guilherme Nogueira De Souza - UERJ<br />\r\n Gustavo De Alencar Figueiredo - UFRN<br />\r\n Hellen Cristina De Oliveira Alves - IVY<br />\r\n Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima - IBC<br />\r\n Iandra Fernandes Pereira Caldas - UERN<br />\r\n Isaias Da Silva - UNIFACOL<br />\r\n &Iacute;talo Dartagnan Almeida - UFPE<br />\r\n &Iacute;talo Soares Da Silva - UFRN<br />\r\n Jana&iacute;na Guedes Da Silva - UEPB<br />\r\n Jana&iacute;na Moreira Pacheco De Souza - UERJ<br />\r\n Janine Vicente Dias - UFCG<br />\r\n Jo&atilde;o Batista Gon&ccedil;alves Bueno - UEPB&nbsp;<br />\r\n Jocielys Jovelino Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n Joelson Alves Onofre - UESC<br />\r\n Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n Jos&eacute; Luiz Cavalcante - UEPB<br />\r\n Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n Josley Maycon De Sousa N&oacute;brega - UEPB<br />\r\n Joycimara De Morais Rodrigues - UFC<br />\r\n Jucicleide Gomes Acioli - SEMED/MACEI&Oacute;&nbsp;<br />\r\n Kalinka Walderea Almeida Meira - UEPB<br />\r\n Katia Farias Antero - UNINASSAU<br />\r\n Keila N&uacute;bia Barbosa Ibrahim Abdelkarem - SEEDF<br />\r\n Kezia Barbosa De Queiroz - UEPB<br />\r\n Kilmara Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n Kleberson Ricardo De Oliveira Pereira - PRH-ANP 36 / UFBA<br />\r\n Kl&eacute;bia Ribeiro Da Costa - EST&Aacute;CIO DE NATAL<br />\r\n Lenilda Pereira Dos Santos - UNIVERSIDADE COLUMBIA<br />\r\n Le&ocirc;nidas Jos&eacute; Da Silva Junior - UEPB/UNICAMP<br />\r\n Liliane Silva C&acirc;mara de Oliveira - SMEP<br />\r\n Lindalva Jos&eacute; De Freitas - UAA<br />\r\n Lisleandra - IF SUDESTE MG<br />\r\n Lucas Borges Ramalho - UNIFESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macedo - URCA<br />\r\n Luciana Velloso -UERJ<br />\r\n Lu&iacute;s Paulo Cruz Borges - CAP-UERJ&nbsp;<br />\r\n Luiz Henrique De Paula - UAA<br />\r\n Lyedja Symea Ferreira Barros Carvalho - UPE<br />\r\n M&aacute;rcia Cristina Ara&uacute;jo Lustosa Silva - UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY<br />\r\n Marcio Rodrigo Vale Caetano - UERJ<br />\r\n Marcos Ant&ocirc;nio Da Silva - IFAL<br />\r\n Marcos Aur&eacute;lio Dornelas Da Silva - UFPE<br />\r\n Maria Aparecida Dantas Bezerra - UNIXAVIER<br />\r\n Maria Aparecida Fernandes Medeiros - UEPB<br />\r\n Maria Da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira Fernandes - UFPB<br />\r\n Maria Das Gra&ccedil;as De Oliveira Pereira - UERN<br />\r\n Maria Das Neves De Ara&uacute;jo Lisboa - UEPB<br />\r\n Maria Eridan Da Silva Santos - UERN<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda De Abrantes - UEPB<br />\r\n Maria Jos&eacute; Guerra - UEPB<br />\r\n Maria Kamylla E Silva Xavier De Almeida - UFPB<br />\r\n Maria Roseane Cordeiro de Oliveira - UFPE<br />\r\n Maria Z&eacute;lia Ara&uacute;jo - UFPB<br />\r\n Mario Cezar Amorim De Oliveira - UFBA/UEFS<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Mastroianni Rufino De Oliveira - UECE<br />\r\n Merilane Da Silva Calixto - UFCG<br />\r\n Miqueias Virginio Da Silva - UERN<br />\r\n Mirtes Ribeiro De Lira - UFPE<br />\r\n Morgana L&iacute;gia de Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nahum Isaque Dos Santos Cavalcante - UFPE<br />\r\n Nara Alinne - UNB<br />\r\n Nathalya Marillya De Andrade Silva - UEPB<br />\r\n Nehemias Nasar&eacute; Louren&ccedil;o - IFPB<br />\r\n N&iacute;via Maria Rodrigues Dos Santos - UEPB<br />\r\n Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFERSA<br />\r\n Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Patricio De Albuquerque Vieira - IFRN<br />\r\n Paula Almeida De Castro - UEPB<br />\r\n Polyane Alves Santos - IFBA<br />\r\n Rafael Jos&eacute; Da Silva - IFPE / UFPE<br />\r\n Rafael Marques Gon&ccedil;alves - UFAC<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa - UECE<br />\r\n Rebeca Baia Sindeaux - URCA<br />\r\n Ricardo Jorge De Sousa Cavalcanti - IFAL<br />\r\n Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz De Rodrigues G&oacute;is - VENI CREATOR USA<br />\r\n Robson Campanerut Da Silva - UFCE<br />\r\n Rochelande Felipe Rodrigues - UFCA<br />\r\n Rosely De Oliveira Mac&aacute;rio - UEPB<br />\r\n Rozineide Iraci Pereira Da Silva - UNIXAVIER<br />\r\n Ruth Brito De Figueiredo Melo - UEPB&nbsp;<br />\r\n Sara Maria Pinheiro Peixoto - UFRN<br />\r\n Sawana Ara&uacute;jo Lopes De Souza - UFPB<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Sergio Venancio Da Silva - UFS<br />\r\n Silvana Lemes De Souza - UK<br />\r\n S&iacute;lvio C&eacute;sar Lopes Da Silva - UFRN<br />\r\n Simone Silva Da Fonseca - UFS<br />\r\n Soraya Maria Barros de Almeida Brand&atilde;o - UFPB<br />\r\n Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro - IFMT<br />\r\n Tatiana Cristina Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Tercio Ramon Almeida Silva - UEPB<br />\r\n Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Vicente De Assun&ccedil;&atilde;o - UFRPE<br />\r\n Tito Marcos Domingues Dos Santos - UERJ<br />\r\n Valda Ozeane C&acirc;mara Cassiano De Oliveira - UEPB<br />\r\n Valdemir Fernando Da Silva - UFRPE<br />\r\n Vanessa Alves Da Silva - UFPE<br />\r\n Vanessa Galindo Alves De Melo - UFPE<br />\r\n Vanessa Nicolau Freitas Dos Santos - UFPE<br />\r\n Ver&ocirc;nica Evangelista De Lima - UEPB<br />\r\n Victor Dos Santos Moraes - FIPCOTIA<br />\r\n Wanderley Alves Dos Santos - UFG<br />\r\n Wellington Miguel Dantas - IFRN<br />\r\n Wendell Marcel Alves Da Costa - USP<br />\r\n Z&eacute;lia Cristina Pedrosa Do Nascimento - UNICAMP<br />\r\n Z&eacute;lia Maria Melo de Lima Santos - UNIVERSIDADE AUT&Ocirc;NOMA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n Zilfran Varela Fontenele - IFCE """ "ficha_catalografica" => "6228d547ea04d_09032022132647.pdf" "arquivo" => "09032022131813-E-BOOK-VII-CONEDU-2021---VOL-01.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2021-06-18 08:25:07" "updated_at" => "2022-03-09 13:26:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de março de 2022

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS DOS LIBERTÁRIOS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PERÍODO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. A ANALISE FOI REALIZADA POR UM JORNAL OPERÁRIO E ANARQUISTA, A PLEBE, DA CIDADE DE SÃO PAULO, EXISTENTE ENTRE OS ANOS DE 1917 A 1935. ESTE JORNAL DEIXOU UM LEGADO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, JUNTO AO MOVIMENTO OPERÁRIO. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA CONSISTE NO CONHECIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSTAS POR ANARQUISTAS DURANTE O PERÍODO CONSIDERADO. AS CÓPIAS DO JORNAL A PLEBE FORAM COLETADOS DO ARQUIVO PESSOAL DO ORIENTADOR DA PESQUISA. ESTES FORAM CATALOGADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA. DENTRE OS DIVERSOS TEMAS DEBATIDOS NOS ARTIGOS ANALISADOS, DESTACO: SOCIEDADE, IGREJA, ESTADO, ESCOLA, CRIANÇA, PROFESSOR, TRABALHO MANUAL AO TRABALHO INTELECTUAL, CIÊNCIA E ARTE, ENSINO E PRÁTICA E OUTRAS VISÕES SOCIAIS. ATRAVÉS DA LEITURA DESTES ARTIGOS PODEMOS COMPREENDER UMA ÉPOCA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. TENDO COMO CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA UM OLHAR DIVERGENTE DAQUELE APRESENTADO POR LITERATURAS ESPECIALIZADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.