ESTE ARTIGO RELATA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO, NA QUAL FOI UTILIZADA A METODOLOGIA AVALIAÇÃO POR PARES COMO PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA ISSO, A TURMA FOI DIVIDIDA EM SEIS EQUIPES PARA DESENVOLVER DUAS METODOLOGIAS ATIVAS, SENDO QUE TRÊS EQUIPES FICARAM RESPONSÁVEIS POR APLICAR A METODOLOGIA APRENDIZAGEM POR PARES E TRÊS, A SALA DE AULA INVERTIDA. NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM POR PARES, OS DISCENTES DESEMPENHARAM OS SEGUINTES PAPÉIS EM SUAS EQUIPES: PROFESSORES E ALUNOS-AVALIADORES. A METODOLOGIA BASEIA-SE NOS ESTUDOS DE ABREU E RODRIGUES (2018), MATOS (2013), MENDES (2005), MONTEIRO E FRAGOSO (2005) E TOLEDO E LAGE (2013), COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA AVALIAÇÃO POR PARES NA PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SERÃO DESCRITOS OS PROCESSOS, AS DINÂMICAS E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA ELABORAÇÃO DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE DUAS EQUIPES: ETHOS E SUPER METODOLÓGICAS. CONCLUI-SE QUE A AVALIAÇÃO POR PARES TRAZ CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS, JÁ QUE O TRABALHO E A AVALIAÇÃO EM EQUIPE OPORTUNIZARAM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, SABER OUVIR A OPINIÃO DO OUTRO E RESPEITAR A DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS.