TENDO COMO RECURSO A LEITURA DO CORDEL ABC DA GEOGRAFIA, DO CORDELISTA ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA BARRETO, ASSOCIADO A JOGOS DIGITAIS SIMPLES, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES INTRODUTÓRIAS SOBRE OS CONCEITOS E CATEGORIAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, EM UMA (1) TURMA DO 1º ANO INTEGRADO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG) EM BELO HORIZONTE. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE NORTEARAM O TRABALHO ESTÃO PRESENTES EM DAVID AUSUBEL, PAULO FREIRE, MIKHAIL BAKHTIN E ROGER CHARTIER, ENTRE OUTROS. POR MEIO DAS ATIVIDADES OS ESTUDANTES CORRELACIONARAM A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA DE CORDEL COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO, O VALOR DA GEOGRAFIA PARA O COTIDIANO DE CADA UM DE NÓS E A LUDICIDADE PRESENTE EM JOGOS DIGITAIS. POSSIBILITOU AOS MESMOS FAZEREM ANALOGIAS E SÍNTESES COM O CONTEÚDO DE GEOGRAFIA DESIGNADO PARA ESSA PROPOSTA DIDÁTICA, UTILIZANDO-SE DE DIFERENTES LINGUAGENS. CONSIDERA-SE QUE RESULTOU EM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COM SENTIDO REALIZADA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, TORNANDO O ENSINO MAIS INTERESSANTE E ANIMADO.