Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO SUPERIOR, APRENDIZADO COLABORATIVO Comunicação Oral (CO) AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81884
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 343
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – EDESPI, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS E ESTUDOS SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CONFIGURA-SE COM DIVERSIDADE SIGNIFICATIVA, COMPOSTO POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE DISTINTAS ÁREAS. ORGANIZA-SE EM SUBGRUPOS, DENTRE ELES O “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A VIVÊNCIA DESTE SUBGRUPO, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE OCORREU ENTRE SETEMBRO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. DEVIDO À PANDEMIA, O GRUPO ELABOROU UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE LEVOU À OPERACIONALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMA REMOTA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE GRAVAÇÕES DOS ENCONTROS NO GOOGLE MEET E CONVERSAS DOCUMENTADAS NO WHATSAPP. ANALISARAM-SE OS DADOS MEDIANTE O MÉTODO “ANÁLISE DE CONTEÚDO”. OS RESULTADOS ENVOLVERAM OS SEGUINTES NÚCLEOS TEMÁTICOS: GRUPO DE PESQUISA EM “EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”; SUBGRUPO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBGRUPO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"; INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E RELAÇÃO ENTRE OS MEMBROS. IDENTIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E INCLUSÃO ESCOLAR, QUANTO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DAS DISCUSSÕES NA VIVÊNCIA COTIDIANA DO SUBGRUPO. OS PAPÉIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DAS RELAÇÕES HORIZONTAIS MOSTRARAM-SE DETERMINANTES PARA A OTIMIZAÇÃO DAS REFLEXÕES E PARTILHAS DA PRÁXIS COLETIVA DOS PARTICIPANTES DO GRUPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO SUPERIOR, APRENDIZADO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA2_ID343_01092021124218.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "EVANDRO"
    "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81884
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 343
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – EDESPI, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS E ESTUDOS SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CONFIGURA-SE COM DIVERSIDADE SIGNIFICATIVA, COMPOSTO POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE DISTINTAS ÁREAS. ORGANIZA-SE EM SUBGRUPOS, DENTRE ELES O “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A VIVÊNCIA DESTE SUBGRUPO, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE OCORREU ENTRE SETEMBRO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. DEVIDO À PANDEMIA, O GRUPO ELABOROU UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE LEVOU À OPERACIONALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMA REMOTA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE GRAVAÇÕES DOS ENCONTROS NO GOOGLE MEET E CONVERSAS DOCUMENTADAS NO WHATSAPP. ANALISARAM-SE OS DADOS MEDIANTE O MÉTODO “ANÁLISE DE CONTEÚDO”. OS RESULTADOS ENVOLVERAM OS SEGUINTES NÚCLEOS TEMÁTICOS: GRUPO DE PESQUISA EM “EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”; SUBGRUPO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBGRUPO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"; INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E RELAÇÃO ENTRE OS MEMBROS. IDENTIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E INCLUSÃO ESCOLAR, QUANTO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DAS DISCUSSÕES NA VIVÊNCIA COTIDIANA DO SUBGRUPO. OS PAPÉIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DAS RELAÇÕES HORIZONTAIS MOSTRARAM-SE DETERMINANTES PARA A OTIMIZAÇÃO DAS REFLEXÕES E PARTILHAS DA PRÁXIS COLETIVA DOS PARTICIPANTES DO GRUPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO SUPERIOR, APRENDIZADO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA2_ID343_01092021124218.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "EVANDRO"
    "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – EDESPI, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS E ESTUDOS SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CONFIGURA-SE COM DIVERSIDADE SIGNIFICATIVA, COMPOSTO POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE DISTINTAS ÁREAS. ORGANIZA-SE EM SUBGRUPOS, DENTRE ELES O “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A VIVÊNCIA DESTE SUBGRUPO, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE OCORREU ENTRE SETEMBRO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. DEVIDO À PANDEMIA, O GRUPO ELABOROU UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE LEVOU À OPERACIONALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMA REMOTA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE GRAVAÇÕES DOS ENCONTROS NO GOOGLE MEET E CONVERSAS DOCUMENTADAS NO WHATSAPP. ANALISARAM-SE OS DADOS MEDIANTE O MÉTODO “ANÁLISE DE CONTEÚDO”. OS RESULTADOS ENVOLVERAM OS SEGUINTES NÚCLEOS TEMÁTICOS: GRUPO DE PESQUISA EM “EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”; SUBGRUPO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBGRUPO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"; INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E RELAÇÃO ENTRE OS MEMBROS. IDENTIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E INCLUSÃO ESCOLAR, QUANTO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DAS DISCUSSÕES NA VIVÊNCIA COTIDIANA DO SUBGRUPO. OS PAPÉIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DAS RELAÇÕES HORIZONTAIS MOSTRARAM-SE DETERMINANTES PARA A OTIMIZAÇÃO DAS REFLEXÕES E PARTILHAS DA PRÁXIS COLETIVA DOS PARTICIPANTES DO GRUPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.