TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81884 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 343 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – EDESPI, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS E ESTUDOS SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CONFIGURA-SE COM DIVERSIDADE SIGNIFICATIVA, COMPOSTO POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE DISTINTAS ÁREAS. ORGANIZA-SE EM SUBGRUPOS, DENTRE ELES O “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A VIVÊNCIA DESTE SUBGRUPO, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE OCORREU ENTRE SETEMBRO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. DEVIDO À PANDEMIA, O GRUPO ELABOROU UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE LEVOU À OPERACIONALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMA REMOTA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE GRAVAÇÕES DOS ENCONTROS NO GOOGLE MEET E CONVERSAS DOCUMENTADAS NO WHATSAPP. ANALISARAM-SE OS DADOS MEDIANTE O MÉTODO “ANÁLISE DE CONTEÚDO”. OS RESULTADOS ENVOLVERAM OS SEGUINTES NÚCLEOS TEMÁTICOS: GRUPO DE PESQUISA EM “EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”; SUBGRUPO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBGRUPO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"; INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E RELAÇÃO ENTRE OS MEMBROS. IDENTIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E INCLUSÃO ESCOLAR, QUANTO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DAS DISCUSSÕES NA VIVÊNCIA COTIDIANA DO SUBGRUPO. OS PAPÉIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DAS RELAÇÕES HORIZONTAIS MOSTRARAM-SE DETERMINANTES PARA A OTIMIZAÇÃO DAS REFLEXÕES E PARTILHAS DA PRÁXIS COLETIVA DOS PARTICIPANTES DO GRUPO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO SUPERIOR, APRENDIZADO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA2_ID343_01092021124218.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO" "autor_nome_curto" => "EVANDRO" "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81884 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 343 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – EDESPI, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS E ESTUDOS SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CONFIGURA-SE COM DIVERSIDADE SIGNIFICATIVA, COMPOSTO POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE DISTINTAS ÁREAS. ORGANIZA-SE EM SUBGRUPOS, DENTRE ELES O “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A VIVÊNCIA DESTE SUBGRUPO, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE OCORREU ENTRE SETEMBRO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. DEVIDO À PANDEMIA, O GRUPO ELABOROU UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE LEVOU À OPERACIONALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMA REMOTA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE GRAVAÇÕES DOS ENCONTROS NO GOOGLE MEET E CONVERSAS DOCUMENTADAS NO WHATSAPP. ANALISARAM-SE OS DADOS MEDIANTE O MÉTODO “ANÁLISE DE CONTEÚDO”. OS RESULTADOS ENVOLVERAM OS SEGUINTES NÚCLEOS TEMÁTICOS: GRUPO DE PESQUISA EM “EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”; SUBGRUPO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBGRUPO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"; INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E RELAÇÃO ENTRE OS MEMBROS. IDENTIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E INCLUSÃO ESCOLAR, QUANTO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DAS DISCUSSÕES NA VIVÊNCIA COTIDIANA DO SUBGRUPO. OS PAPÉIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DAS RELAÇÕES HORIZONTAIS MOSTRARAM-SE DETERMINANTES PARA A OTIMIZAÇÃO DAS REFLEXÕES E PARTILHAS DA PRÁXIS COLETIVA DOS PARTICIPANTES DO GRUPO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO SUPERIOR, APRENDIZADO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA2_ID343_01092021124218.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO" "autor_nome_curto" => "EVANDRO" "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }