O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR – EDESPI, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS E ESTUDOS SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CONFIGURA-SE COM DIVERSIDADE SIGNIFICATIVA, COMPOSTO POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE DISTINTAS ÁREAS. ORGANIZA-SE EM SUBGRUPOS, DENTRE ELES O “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A VIVÊNCIA DESTE SUBGRUPO, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE OCORREU ENTRE SETEMBRO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. DEVIDO À PANDEMIA, O GRUPO ELABOROU UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE LEVOU À OPERACIONALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMA REMOTA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE GRAVAÇÕES DOS ENCONTROS NO GOOGLE MEET E CONVERSAS DOCUMENTADAS NO WHATSAPP. ANALISARAM-SE OS DADOS MEDIANTE O MÉTODO “ANÁLISE DE CONTEÚDO”. OS RESULTADOS ENVOLVERAM OS SEGUINTES NÚCLEOS TEMÁTICOS: GRUPO DE PESQUISA EM “EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ESTUDOS SURDOS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”; SUBGRUPO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBGRUPO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"; INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E RELAÇÃO ENTRE OS MEMBROS. IDENTIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO APLICADAS À EDUCAÇÃO FORMAL E INCLUSÃO ESCOLAR, QUANTO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DAS DISCUSSÕES NA VIVÊNCIA COTIDIANA DO SUBGRUPO. OS PAPÉIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DAS RELAÇÕES HORIZONTAIS MOSTRARAM-SE DETERMINANTES PARA A OTIMIZAÇÃO DAS REFLEXÕES E PARTILHAS DA PRÁXIS COLETIVA DOS PARTICIPANTES DO GRUPO.