LIDANDO COM O DIFERENTE: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
PSICOLÓGICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM
EDUCADORES E FAMILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81822 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 566 "titulo" => """ LIDANDO COM O DIFERENTE: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO\r\n PSICOLÓGICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM\r\n EDUCADORES E FAMILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM EDUCADORES E FAMILIARES DA\r\n EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ASSIM, TEM POR BASE A EXPERIÊNCIA DE UM\r\n ESTÁGIO BÁSICO OBRIGATÓRIO DESENVOLVIDO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, REALIZADO NO ÂMBITO DA\r\n PSICOLOGIA ESCOLAR. O CAMINHO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA ENVOLVEU OBSERVAÇÃO DO\r\n CAMPO, ORIENTAÇÕES COLETIVAS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O CAMPO DA PSICOLOGIA ESCOLAR, BEM\r\n COMO SOBRE AS TEORIAS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA OBSERVADO. A INTERVENÇÃO PROPOSTA É\r\n REFERENTE À OBSERVAÇÃO DE DIFICULDADES DOS EDUCADORES EM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM\r\n COMPORTAMENTOS NÃO-NORMATIVOS. SOMADO A ISSO, HÁ UMA RELAÇÃO FRAGILIZADA ESTABELECIDA ENTRE FAMÍLIA\r\n E ESCOLA, A QUAL É COMPREENDIDA COMO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A\r\n PARTIR DESSAS PERCEPÇÕES, ENTENDE-SE A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROBLEMAS, ACARRETANDO EM UM AMBIENTE\r\n ADOECEDOR PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE PARA EDUCADORES E PARA A CRIANÇA EM QUESTÃO. POR\r\n MEIO DE TAL ANÁLISE, FOI POSSÍVEL CHEGAR EM UMA INTERVENÇÃO EM TRÊS BLOCOS, DESTINADA AO PÚBLICO\r\n CITADO, ENVOLVENDO CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA, CAPACITAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS DO\r\n COMPORTAMENTO E MOMENTOS TERAPÊUTICOS GRUPAIS. DIANTE DO EXPOSTO, ESPERA-SE QUE SEJA POSSÍVEL O\r\n ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL E ACOLHEDOR ÀS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS/AS EM\r\n SALA DE AULA, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO COM A FAMÍLIA. COM ISSO, A EXPECTATIVA É DE CONTRIBUIR\r\n CADA VEZ MAIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRAZENDO MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE FORMA\r\n AMPLA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, FAMÍLIA, EDUCADORES, PSICOLOGIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA19_ID566_04102021151436.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE MARIA PEREIRA BARRETO" "autor_nome_curto" => "RAYANNE BARRETO" "autor_email" => "barretoyar29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81822 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 566 "titulo" => """ LIDANDO COM O DIFERENTE: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO\r\n PSICOLÓGICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM\r\n EDUCADORES E FAMILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM EDUCADORES E FAMILIARES DA\r\n EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ASSIM, TEM POR BASE A EXPERIÊNCIA DE UM\r\n ESTÁGIO BÁSICO OBRIGATÓRIO DESENVOLVIDO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, REALIZADO NO ÂMBITO DA\r\n PSICOLOGIA ESCOLAR. O CAMINHO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA ENVOLVEU OBSERVAÇÃO DO\r\n CAMPO, ORIENTAÇÕES COLETIVAS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O CAMPO DA PSICOLOGIA ESCOLAR, BEM\r\n COMO SOBRE AS TEORIAS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA OBSERVADO. A INTERVENÇÃO PROPOSTA É\r\n REFERENTE À OBSERVAÇÃO DE DIFICULDADES DOS EDUCADORES EM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM\r\n COMPORTAMENTOS NÃO-NORMATIVOS. SOMADO A ISSO, HÁ UMA RELAÇÃO FRAGILIZADA ESTABELECIDA ENTRE FAMÍLIA\r\n E ESCOLA, A QUAL É COMPREENDIDA COMO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A\r\n PARTIR DESSAS PERCEPÇÕES, ENTENDE-SE A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROBLEMAS, ACARRETANDO EM UM AMBIENTE\r\n ADOECEDOR PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE PARA EDUCADORES E PARA A CRIANÇA EM QUESTÃO. POR\r\n MEIO DE TAL ANÁLISE, FOI POSSÍVEL CHEGAR EM UMA INTERVENÇÃO EM TRÊS BLOCOS, DESTINADA AO PÚBLICO\r\n CITADO, ENVOLVENDO CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA, CAPACITAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS DO\r\n COMPORTAMENTO E MOMENTOS TERAPÊUTICOS GRUPAIS. DIANTE DO EXPOSTO, ESPERA-SE QUE SEJA POSSÍVEL O\r\n ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL E ACOLHEDOR ÀS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS/AS EM\r\n SALA DE AULA, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO COM A FAMÍLIA. COM ISSO, A EXPECTATIVA É DE CONTRIBUIR\r\n CADA VEZ MAIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRAZENDO MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE FORMA\r\n AMPLA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, FAMÍLIA, EDUCADORES, PSICOLOGIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA19_ID566_04102021151436.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE MARIA PEREIRA BARRETO" "autor_nome_curto" => "RAYANNE BARRETO" "autor_email" => "barretoyar29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }