O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM EDUCADORES E FAMILIARES DA
EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ASSIM, TEM POR BASE A EXPERIÊNCIA DE UM
ESTÁGIO BÁSICO OBRIGATÓRIO DESENVOLVIDO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, REALIZADO NO ÂMBITO DA
PSICOLOGIA ESCOLAR. O CAMINHO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA ENVOLVEU OBSERVAÇÃO DO
CAMPO, ORIENTAÇÕES COLETIVAS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O CAMPO DA PSICOLOGIA ESCOLAR, BEM
COMO SOBRE AS TEORIAS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA OBSERVADO. A INTERVENÇÃO PROPOSTA É
REFERENTE À OBSERVAÇÃO DE DIFICULDADES DOS EDUCADORES EM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM
COMPORTAMENTOS NÃO-NORMATIVOS. SOMADO A ISSO, HÁ UMA RELAÇÃO FRAGILIZADA ESTABELECIDA ENTRE FAMÍLIA
E ESCOLA, A QUAL É COMPREENDIDA COMO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A
PARTIR DESSAS PERCEPÇÕES, ENTENDE-SE A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROBLEMAS, ACARRETANDO EM UM AMBIENTE
ADOECEDOR PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE PARA EDUCADORES E PARA A CRIANÇA EM QUESTÃO. POR
MEIO DE TAL ANÁLISE, FOI POSSÍVEL CHEGAR EM UMA INTERVENÇÃO EM TRÊS BLOCOS, DESTINADA AO PÚBLICO
CITADO, ENVOLVENDO CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA, CAPACITAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS DO
COMPORTAMENTO E MOMENTOS TERAPÊUTICOS GRUPAIS. DIANTE DO EXPOSTO, ESPERA-SE QUE SEJA POSSÍVEL O
ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL E ACOLHEDOR ÀS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS/AS EM
SALA DE AULA, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO COM A FAMÍLIA. COM ISSO, A EXPECTATIVA É DE CONTRIBUIR
CADA VEZ MAIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRAZENDO MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE FORMA
AMPLA.