ESSE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR AS POSSIBILIDADES DE INSERIR O GÊNERO TEXTUAL PIADA NO ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, A LIBRAS, NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA, EXPLORATÓRIA QUANTO AO OBJETIVO E BIBLIOGRÁFICA, NO QUE SE REFERE AOS PROCEDIMENTOS E DADOS ANALISADOS. A PIADA “MADEIRA”, DISPONÍVEL NO CANAL DO YOUTUBE, FOI UTILIZADA PARA MEDIAR AS DISCUSSÕES E, A PARTIR DOS DADOS, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O TRABALHO COM O TEXTO PIADA PODE FAVORECER O RECONHECIMENTO DE TRAÇOS LINGUÍSTICOS, PARALINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS QUE ENVOLVEM AS PRODUÇÕES EM LIBRAS, SEJA EM ATIVIDADES SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS, DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR. ISSO OCORRE PORQUE O TEXTO ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO E, NA SUA COMPOSIÇÃO, ALÉM DE SER PRODUZIDO EM SINAIS, NA NARRATIVA ENGLOBA ELEMENTOS REFERENTES AO SURDO, SUA LÍNGUA E CULTURA, AMPLIANDO, ASSIM, O CONHECIMENTO DO ESTUDANTE DE LIBRAS SOBRE ESSE SISTEMA LINGUÍSTICO E SOBRE SABERES QUE ENVOLVEM A EXPERIÊNCIA VISUAL VIVENCIADA PELO SURDO.