Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SUPERANDO PARADIGMAS LINGUÍSTICOS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ EM SALA DE AULA

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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A ESCOLA ADEQUADA A SER AGENTE DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS É UMA INSTITUIÇÃO CONSCIENTE DO SEU PAPEL QUE É EDUCAR PARA A VIDA. OBSERVANDO AS DIFICULDADES DE CONVIVÊNCIA E O DESRESPEITO ENTRE ALGUNS ALUNOS DA E.M.E.F. SALVINO JOÃO PEREIRA NO MUNICÍPIO DE JURIPIRANGA-PB EM RELAÇÃO AOS ALUNOS SURDOS, BUSCOU-SE MEIOS PARA CONTRIBUAM PARA DIMINUIÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE VIOLÊNCIA, E DO BULLYING. PARA ESSA DISCUSSÃO USAMOS PAULO FREIRE, RODRIGO HüBNER MENDES, VERA LÚCIA FLÔR SÉNÉCHAL GOFFREDO, ENTRE OUTROS. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM USADAS: RODAS DE CONVERSAS COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, DEBATES EM SALA DE AULA SOBRE O RESPEITO AO SER HUMANOS E CONSEQUENTEMENTE A TODA A COMUNIDADE SURDA DO MUNICÍPIO, FORMAÇÕES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA PROFESSORES E GESTORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS, MUDANÇAS NAS METODOLOGIAS USADAS EM SALA DE AULA, INSERÇÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA. E COMO RESULTADOS OS ALUNOS SURDOS INICIARAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIADA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, JUNTAMENTE COM OS PROFESSORES, O QUE AUXILIOU NA INSERÇÃO DESSES ALUNOS NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA.

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