ALUNOS SURDOS E O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM GOIÁS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81724 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "ALUNOS SURDOS E O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM GOIÁS" "resumo" => "QUANDO EM ONZE DE MARÇO DE 2020 A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) DECRETOU A SITUAÇÃO DE PANDEMIA EM FUNÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV- 2), TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE PRECISARAM SE ADAPTAR ÀS NOVAS ORIENTAÇÕES QUE FORAM DETERMINADAS PELOS ÓRGÃOS DE SAÚDE, E, COM A EDUCAÇÃO NÃO PÔDE SER DIFERENTE. FOI NECESSÁRIA A IMPLANTAÇÃO DE UM ENSINO REMOTO E SEM, NO ENTANTO, QUE HOUVESSE TEMPO PARA ADAPTAÇÃO E NEM AO MENOS PREPARO PARA O QUE ESTARIA POR VIR. DIANTE DAS MUDANÇAS OCASIONADAS POR TAIS NECESSIDADES, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO IMPLANTADO A PARTIR DA PANDEMIA E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO DESTE PÚBLICO, EM ESPECÍFICO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS. PARA TANTO, A METODOLOGIA PAUTOU-SE NUM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL COM AUTORES QUE SE DEDICAM AO TEMA COMO REIS (2013), SKLIAR (1999), MOREIRA (2020) E EM DOCUMENTOS PERTINENTES COMO AS NOTAS EXPLICATIVAS E RESOLUÇÕES IMPLEMENTADAS. O TEXTO TEM INÍCIO POR UM BREVE CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS POR MEIO DO QUAL BUSCOU-SE CONTEMPLAR COMO TEM SIDO O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO ENSINO OFERTADO. EM SEGUIDA, APRESENTA-SE UMA BREVE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS INSTITUÍDOS E QUE NORTEIAM O ENSINO REMOTO NO ESTADO DE GOIÁS. O RESULTADO DAS REFLEXÕES APONTA QUE AO SUSCITAR DEBATES NESTA ÁREA TRAZ À TONA DISCUSSÕES RELEVANTES QUE ENVOLVEM TODA A SOCIEDADE E EM ESPECIAL EM UM PERÍODO PANDÊMICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "ALUNOS SURDOS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, GOIÁS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID204_01102021162218.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA SILVEIRA DO CARMO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "liviasilveiradocarmo@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81724 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "ALUNOS SURDOS E O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM GOIÁS" "resumo" => "QUANDO EM ONZE DE MARÇO DE 2020 A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) DECRETOU A SITUAÇÃO DE PANDEMIA EM FUNÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV- 2), TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE PRECISARAM SE ADAPTAR ÀS NOVAS ORIENTAÇÕES QUE FORAM DETERMINADAS PELOS ÓRGÃOS DE SAÚDE, E, COM A EDUCAÇÃO NÃO PÔDE SER DIFERENTE. FOI NECESSÁRIA A IMPLANTAÇÃO DE UM ENSINO REMOTO E SEM, NO ENTANTO, QUE HOUVESSE TEMPO PARA ADAPTAÇÃO E NEM AO MENOS PREPARO PARA O QUE ESTARIA POR VIR. DIANTE DAS MUDANÇAS OCASIONADAS POR TAIS NECESSIDADES, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO IMPLANTADO A PARTIR DA PANDEMIA E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO DESTE PÚBLICO, EM ESPECÍFICO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS. PARA TANTO, A METODOLOGIA PAUTOU-SE NUM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL COM AUTORES QUE SE DEDICAM AO TEMA COMO REIS (2013), SKLIAR (1999), MOREIRA (2020) E EM DOCUMENTOS PERTINENTES COMO AS NOTAS EXPLICATIVAS E RESOLUÇÕES IMPLEMENTADAS. O TEXTO TEM INÍCIO POR UM BREVE CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS POR MEIO DO QUAL BUSCOU-SE CONTEMPLAR COMO TEM SIDO O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO ENSINO OFERTADO. EM SEGUIDA, APRESENTA-SE UMA BREVE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS INSTITUÍDOS E QUE NORTEIAM O ENSINO REMOTO NO ESTADO DE GOIÁS. O RESULTADO DAS REFLEXÕES APONTA QUE AO SUSCITAR DEBATES NESTA ÁREA TRAZ À TONA DISCUSSÕES RELEVANTES QUE ENVOLVEM TODA A SOCIEDADE E EM ESPECIAL EM UM PERÍODO PANDÊMICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "ALUNOS SURDOS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO PÚBLICA, GOIÁS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID204_01102021162218.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA SILVEIRA DO CARMO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "liviasilveiradocarmo@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }