ESTE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER AS CONTRIBUI??ES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO ESCOLAR, DE MODO A TECER REFLEX?ES SOBRE AS POSSIBILIDADES DO USO DE TA, VISANDO UMA EDUCA??O DE FATO INCLUSIVA. A PESQUISA PAUTOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA BIBLIOGR?FICA. PARA O APORTE TE?RICO, NOS PAUTAMOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS E EM DIVERSOS TE?RICOS, OS QUAIS INVESTIGAM A TEM?TICA, SENDO GALV?O FILHO (2007, 2009, 2011 E 2013) O PRINCIPAL TE?RICO NORTEADOR DO ESTUDO. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS CONSISTEM EM SUPORTES INDISPENS?VEIS PARA A CIDADANIA PLENA DAS PESSOAS COM DEFICI?NCIA, POSTO QUE ELAS AUXILIAM, COMPENSAM E POTENCIALIZAM HABILIDADES QUE COMPROMETEM FUN??ES MOTORAS, AUDITIVAS, VISUAIS E DE COMUNICA??O. AO FINAL DO TEXTO, NOSSAS CONSIDERA??ES EVIDENCIAM A IMPORT?NCIA SINGULAR DO USO DE TA PARA CRIARMOS CAMINHOS POSS?VEIS QUE MINIMIZEM OU ROMPAM BARREIRAS, DE FORMA A ACRESCER CONDI??ES DE EQUIDADE E ACESSIBILIDADE EM MEIO AS DIFEREN?AS, VISANDO ASSIM, ROMPER VIS?ES QUE PROMOVEM A EXCLUS?O.