O REFERIDO TRABALHO É RESULTADO DAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LIBRAS”. SABE-SE QUE OS ALUNOS SURDOS PASSAM POR INÚMERAS DIFICULDADES: BARREIRAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL, EFETIVAÇÃO DE UM CONTEXTO INCLUSIVO, METODOLOGIAS QUE NÃO ATENDEM O USO DA LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA. OBJETIVOS: DISCUTIR AS DIFERENTES FORMAS DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE L1 E L2 OFERECIDAS AOS ALUNOS SURDOS E DEMONSTRAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE PODEM SER TRABALHADOS POR PROFESSORES DURANTE AS AULAS. A METODOLOGIA DE TRABALHO CONSISTIU EM UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA E DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS ESTUDOS DE LEFFA (1988), GONÇALVES E FESTA (2013), QUADROS (2006). RESULTADOS: O REFERIDO TRABALHO SERVIRÁ COMO BASE PARA OUTRAS DISCUSSÕES, O PRODUTO DESTA PESQUISA SERÁ MULTIPLICADOR PARA ELABORAÇÃO DE OUTROS RECURSOS PARA O ENSINO NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. CONCLUSÃO: A PESQUISA AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO. NO QUE SE REFERE AO APORTE TEÓRICO ESTÁ CONCLUÍDA, PORÉM, AINDA TEREMOS COMO RESULTADO UM PRODUTO, OU SEJA, UM RECURSO DIDÁTICO A SER UTILIZADO POR PROFESSORES DE SURDOS E QUE AINDA SERÁ UTILIZADO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR NÓS PESQUISADORES.