Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MEMÓRIAS ESCOLARES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS

Palavra-chaves: MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO, DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81825
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "MEMÓRIAS ESCOLARES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS DISCUSSÕES DE ANÁLISE DAS MEMÓRIAS E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (RE)SIGNIFICARAM AO LONGO DE SUAS VIDAS (PESSOAL E PROFISSIONAL). AS NARRATIVAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTA ESTRUTURADA E PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. AS NARRATIVAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO (RYAN; DECI, 1982) E A PERSPECTIVA SÓCIO INTERACIONAL DOS DISCURSOS SEGUINDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAL LABOVIANA(LABOV, 1972) QUE APRESENTAMOS NO ESQUEMA DE ORGANIZAÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ACORDO COM LABOV (1972).  CONCLUI-SE QUE ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO DAS NARRATIVAS SEGUNDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAIS DE LABOV (1972) OBSERVAMOS A EXISTÊNCIA DE QUATRO CATEGORIAS DOMINANTES: A FAMÍLIA, A ESCOLA, A DEFICIÊNCIA E A PROFISSÃO. CONCLUI-SE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA POSSUI DIVERSOS FATORES MOTIVACIONAIS COM VISTAS À SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENFRENTADOS AO LONGO DA VIDA ESCOLAR/ACADÊMICA E PROFISSIONAL, SENDO A FAMÍLIA A PRINCIPAL FONTE DE APOIO DE MANUTENÇÃO DAS MOTIVAÇÕES E SENTIDOS DE AUTONOMIA E COMPETÊNCIA; DEPOIS, SURGE O AMBIENTE ESCOLAR COMO AMBIENTE PROVEDOR DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO E DA AMPLIAÇÃO DOS VÍNCULOS SOCIAIS, SEGUIDO DA VIDA ACADÊMICA EM NÍVEL SUPERIOR, TRAZENDO OS DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E DE ADAPTAÇÃO QUE AUXILIARAM NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA A MANUTENÇÃO DA MOTIVAÇÃO DO SUJEITO EM RELAÇÃO A SI MESMO E AO CURSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO, DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID17_20102021210022.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GISLENE DE"
    "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81825
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "MEMÓRIAS ESCOLARES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS DISCUSSÕES DE ANÁLISE DAS MEMÓRIAS E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (RE)SIGNIFICARAM AO LONGO DE SUAS VIDAS (PESSOAL E PROFISSIONAL). AS NARRATIVAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTA ESTRUTURADA E PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. AS NARRATIVAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO (RYAN; DECI, 1982) E A PERSPECTIVA SÓCIO INTERACIONAL DOS DISCURSOS SEGUINDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAL LABOVIANA(LABOV, 1972) QUE APRESENTAMOS NO ESQUEMA DE ORGANIZAÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ACORDO COM LABOV (1972).  CONCLUI-SE QUE ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO DAS NARRATIVAS SEGUNDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAIS DE LABOV (1972) OBSERVAMOS A EXISTÊNCIA DE QUATRO CATEGORIAS DOMINANTES: A FAMÍLIA, A ESCOLA, A DEFICIÊNCIA E A PROFISSÃO. CONCLUI-SE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA POSSUI DIVERSOS FATORES MOTIVACIONAIS COM VISTAS À SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENFRENTADOS AO LONGO DA VIDA ESCOLAR/ACADÊMICA E PROFISSIONAL, SENDO A FAMÍLIA A PRINCIPAL FONTE DE APOIO DE MANUTENÇÃO DAS MOTIVAÇÕES E SENTIDOS DE AUTONOMIA E COMPETÊNCIA; DEPOIS, SURGE O AMBIENTE ESCOLAR COMO AMBIENTE PROVEDOR DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO E DA AMPLIAÇÃO DOS VÍNCULOS SOCIAIS, SEGUIDO DA VIDA ACADÊMICA EM NÍVEL SUPERIOR, TRAZENDO OS DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E DE ADAPTAÇÃO QUE AUXILIARAM NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA A MANUTENÇÃO DA MOTIVAÇÃO DO SUJEITO EM RELAÇÃO A SI MESMO E AO CURSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIAS ESCOLARES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO, DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID17_20102021210022.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GISLENE DE"
    "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS DISCUSSÕES DE ANÁLISE DAS MEMÓRIAS E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (RE)SIGNIFICARAM AO LONGO DE SUAS VIDAS (PESSOAL E PROFISSIONAL). AS NARRATIVAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTA ESTRUTURADA E PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. AS NARRATIVAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO (RYAN; DECI, 1982) E A PERSPECTIVA SÓCIO INTERACIONAL DOS DISCURSOS SEGUINDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAL LABOVIANA(LABOV, 1972) QUE APRESENTAMOS NO ESQUEMA DE ORGANIZAÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ACORDO COM LABOV (1972). CONCLUI-SE QUE ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO DAS NARRATIVAS SEGUNDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAIS DE LABOV (1972) OBSERVAMOS A EXISTÊNCIA DE QUATRO CATEGORIAS DOMINANTES: A FAMÍLIA, A ESCOLA, A DEFICIÊNCIA E A PROFISSÃO. CONCLUI-SE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA POSSUI DIVERSOS FATORES MOTIVACIONAIS COM VISTAS À SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENFRENTADOS AO LONGO DA VIDA ESCOLAR/ACADÊMICA E PROFISSIONAL, SENDO A FAMÍLIA A PRINCIPAL FONTE DE APOIO DE MANUTENÇÃO DAS MOTIVAÇÕES E SENTIDOS DE AUTONOMIA E COMPETÊNCIA; DEPOIS, SURGE O AMBIENTE ESCOLAR COMO AMBIENTE PROVEDOR DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO E DA AMPLIAÇÃO DOS VÍNCULOS SOCIAIS, SEGUIDO DA VIDA ACADÊMICA EM NÍVEL SUPERIOR, TRAZENDO OS DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E DE ADAPTAÇÃO QUE AUXILIARAM NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA A MANUTENÇÃO DA MOTIVAÇÃO DO SUJEITO EM RELAÇÃO A SI MESMO E AO CURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.