ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS DISCUSSÕES DE ANÁLISE DAS MEMÓRIAS E DIMENSÕES (AUTO)FORMATIVAS QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (RE)SIGNIFICARAM AO LONGO DE SUAS VIDAS (PESSOAL E PROFISSIONAL). AS NARRATIVAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTA ESTRUTURADA E PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. AS NARRATIVAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO (RYAN; DECI, 1982) E A PERSPECTIVA SÓCIO INTERACIONAL DOS DISCURSOS SEGUINDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAL LABOVIANA(LABOV, 1972) QUE APRESENTAMOS NO ESQUEMA DE ORGANIZAÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ACORDO COM LABOV (1972). CONCLUI-SE QUE ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO DAS NARRATIVAS SEGUNDO AS CATEGORIAS ESTRUTURAIS DE LABOV (1972) OBSERVAMOS A EXISTÊNCIA DE QUATRO CATEGORIAS DOMINANTES: A FAMÍLIA, A ESCOLA, A DEFICIÊNCIA E A PROFISSÃO. CONCLUI-SE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA POSSUI DIVERSOS FATORES MOTIVACIONAIS COM VISTAS À SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENFRENTADOS AO LONGO DA VIDA ESCOLAR/ACADÊMICA E PROFISSIONAL, SENDO A FAMÍLIA A PRINCIPAL FONTE DE APOIO DE MANUTENÇÃO DAS MOTIVAÇÕES E SENTIDOS DE AUTONOMIA E COMPETÊNCIA; DEPOIS, SURGE O AMBIENTE ESCOLAR COMO AMBIENTE PROVEDOR DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO E DA AMPLIAÇÃO DOS VÍNCULOS SOCIAIS, SEGUIDO DA VIDA ACADÊMICA EM NÍVEL SUPERIOR, TRAZENDO OS DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E DE ADAPTAÇÃO QUE AUXILIARAM NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA A MANUTENÇÃO DA MOTIVAÇÃO DO SUJEITO EM RELAÇÃO A SI MESMO E AO CURSO.