O ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR OS RESULTADOS DE UM CURSO DE NÍVEL BÁSICO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, VISANDO APOIÁ-LOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A PESQUISA É DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E ADOTOU O MÉTODO DA PESQUISA-AÇÃO, POR MEIO DA CARACTERIZAÇÃO DAS ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CURSO, QUE TEVE DURAÇÃO DE 30 HORAS E FOI OFERTADO POR MEIO NUMA PLATAFORMA EAD. PARTICIPARAM DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO CURSO 178 CURSISTAS, QUE ATUAM PREDOMINANTEMENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS E SÃO, EM SUA MAIORIA, DO GÊNERO FEMININO. A NECESSIDADE DE ESTAR PREPARADO(A) PARA TRABALHAR COM PCD, O GOSTO PELA REALIZAÇÃO DE CURSOS E A EXISTÊNCIA DE ESTUDANTES PCD EM SUAS SALAS DE AULA, FORAM OS PRINCIPAIS FATORES MOTIVADORES PARA PARTICIPAREM DO CURSO. OS RESPONDENTES AVALIARAM O CURSO DE FORMA POSITIVA E RESSALTARAM QUE A SUA ORGANIZAÇÃO FACILITOU A LOCALIZAÇÃO DOS TEMAS E MATERIAIS DISPOSTOS NA PLATAFORMA. AS PRINCIPAIS PLATAFORMAS/PRÁTICAS NÃO CONHECIDAS PELOS CURSISTAS FORAM A EDPUZZLE, A H5P E TEXTO ALT. FORAM SUGERIDOS ALGUNS TEMAS PARA A OFERTA DE NOVAS EDIÇÕES DO CURSO. CONCLUI-SE, A PARTIR DA AVALIAÇÃO, QUE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AINDA ESTÁ EM FASE INICIAL, DEMANDANDO ATENÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DO PODER PÚBLICO NA PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE COLABORAREM PARA O APOIO À APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PROPORCIONEM A INCLUSÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES.