A EDUCAÇÃO ATUAL REQUER UM OLHAR CRÍTICO SOBRE FATORES DETERMINANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A TECNOLOGIA AVANÇA E EXIGE UMA NOVA REALIDADE DE CONHECIMENTO, POIS FAZ PARTE INTEGRANTE NA EDUCAÇÃO. NESTE SENTIDO TODO PROFISSIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, DEVE ACOMPANHAR AS MUDANÇAS PODENDO FAZER USO DAS TIC’S PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS. A ESCOLA PRECISA SE ADEQUAR À MODERNIDADE. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR O USO E A PRÁTICA DAS TECNOLOGIAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E PELOS ALUNOS, COMO FERRAMENTA PARA ENSINAR E APRENDER. PARA A DISCUSSÃO DESSA TEMÁTICA, ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM MORAN (2002), SILVA E MIRANDA (2005), RICOY E COUTO (2009), DENTRE OUTROS RENOMADOS AUTORES QUE CONCEDEM VALIDADE CIENTÍFICA A ESTE ESTUDO.
A METODOLOGIA PAUTA-SE NUM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE CAMPO DESENVOLVIDA ENTRE DOCENTES E DISCENTES DE UMA DETERMINADA ESCOLA DA CIDADE DE PETROLINA-PE. COMO RESULTADO PODE-SE CONSTATAR QUE O USO DAS TIC’S NA ESCOLA É ALTAMENTE NECESSÁRIO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE AS ESCOLAS DISPONIBILIZEM MAIS EQUIPAMENTOS PARA USO EDUCACIONAL E A NECESSIDADE DA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, POIS ESTAS ESTÃO ENTRELAÇADAS EM TODO O ÂMBITO EDUCACIONAL E SOCIAL.