EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO DE PANDEMIA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81774 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO DE PANDEMIA" "resumo" => "O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2020 DEMANDOU DA ESCOLA E SEUS ATORES A MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES SABERES PARA DIALOGAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR. AO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), SE VIU AINDA MAIS ACENTUADO O DESAFIO DE ENSINAR A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO EM MEIO A UMA PANDEMIA. BUSCANDO SUA LEGITIMIDADE HISTORICAMENTE EM MÚLTIPLAS VERTENTES, REINVENTOU-SE, PORÉM, SUA BAGAGEM AINDA RETRATA O ESTIGMA DE UMA DISCIPLINA ESSENCIALMENTE PRÁTICA. O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS DIFICULDADES E RELATAR AS ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS QUE REPERCUTIRAM NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE EF NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NO PERÍODO ENTRE JULHO DE 2020 E JULHO DE 2021. A ANÁLISE PARTE DO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL E OUTRA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. COMO FONTE DE ANÁLISE DO CONTEÚDO, FORAM UTILIZADOS ‘DIÁRIOS DE CASA’ E QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM OS ESTUDANTES DE NOVE TURMAS, SENDO CINCO DO ENSINO MÉDIO E QUATRO DO FUNDAMENTAL. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS SÃO APONTADAS ADEQUAÇÕES E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS FRENTE ÀS INTERAÇÕES NÃO PRESENCIAIS E OS CONTEÚDOS QUE ESTE CONTEXTO INTERPÔS À RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE. HOUVERAM PERDAS SIGNIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM E TAMBÉM ABANDONO DE ESTUDANTES NO PERÍODO ANALISADO. AINDA NESTA DIREÇÃO, TENDO EM VISTA OS PERCALÇOS CONSTANTES PROVOCADOS PELO CENÁRIO DA PANDEMIA, COUBE AO DOCENTE A MISSÃO DE MOBILIZAÇÃO E REINVENÇÃO DO SEU FAZER NA PERSPECTIVA DE REDUZIR OS DANOS NAS APRENDIZAGENS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, SABERES DOCENTES, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID852_20102021234733.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO SKOWRONSKI" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelo.skowronski@ifmt.e" "autor_ies" => "IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81774 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO DE PANDEMIA" "resumo" => "O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2020 DEMANDOU DA ESCOLA E SEUS ATORES A MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES SABERES PARA DIALOGAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR. AO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), SE VIU AINDA MAIS ACENTUADO O DESAFIO DE ENSINAR A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO EM MEIO A UMA PANDEMIA. BUSCANDO SUA LEGITIMIDADE HISTORICAMENTE EM MÚLTIPLAS VERTENTES, REINVENTOU-SE, PORÉM, SUA BAGAGEM AINDA RETRATA O ESTIGMA DE UMA DISCIPLINA ESSENCIALMENTE PRÁTICA. O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS DIFICULDADES E RELATAR AS ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS QUE REPERCUTIRAM NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE EF NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NO PERÍODO ENTRE JULHO DE 2020 E JULHO DE 2021. A ANÁLISE PARTE DO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL E OUTRA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. COMO FONTE DE ANÁLISE DO CONTEÚDO, FORAM UTILIZADOS ‘DIÁRIOS DE CASA’ E QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM OS ESTUDANTES DE NOVE TURMAS, SENDO CINCO DO ENSINO MÉDIO E QUATRO DO FUNDAMENTAL. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS SÃO APONTADAS ADEQUAÇÕES E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS FRENTE ÀS INTERAÇÕES NÃO PRESENCIAIS E OS CONTEÚDOS QUE ESTE CONTEXTO INTERPÔS À RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE. HOUVERAM PERDAS SIGNIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM E TAMBÉM ABANDONO DE ESTUDANTES NO PERÍODO ANALISADO. AINDA NESTA DIREÇÃO, TENDO EM VISTA OS PERCALÇOS CONSTANTES PROVOCADOS PELO CENÁRIO DA PANDEMIA, COUBE AO DOCENTE A MISSÃO DE MOBILIZAÇÃO E REINVENÇÃO DO SEU FAZER NA PERSPECTIVA DE REDUZIR OS DANOS NAS APRENDIZAGENS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, SABERES DOCENTES, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID852_20102021234733.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO SKOWRONSKI" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelo.skowronski@ifmt.e" "autor_ies" => "IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }