MANGUEIRA, Rômulo Tonyathy Da Silva. . Anais do IV CINTEDI 2021... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81893>. Acesso em: 22/12/2024 21:30
EM QUE SENTIDO AS EXPERIÊNCIAS COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA VIVENCIADAS POR PIS CONTRIBUEM PARA SE QUESTIONAR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? QUE SABERES MATEMÁTICOS SÃO POR ELES NARRADOS SUSCITAM QUESTÕES INDAGATIVAS QUANTO À FORMAÇÃO, SOBRETUDO, PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? PARA ISSO ANALISAMOS MEMÓRIAS ESCOLARES NARRADAS POR EDUCANDOS IDOSOS(AS) DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE (UAMA) SOBRE LEMBRANÇAS ESCOLARES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADAS NO AMBIENTE ESCOLAR QUANDO DA SUA ESCOLARIZAÇÃO, ENVOLVENDO A POSTURA DO PROFESSOR, CONTEÚDO CURRICULAR, METODOLOGIA DO ENSINO, AVALIAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS (LIVRO, CADERNOS, BORRÃO, GIZ, QUADRO, SALA DE AULA), A FIM DE REFLETIR A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. COMPREENDE-SE QUE A SOCIEDADE DEVE PERCEBER AS PESSOAS IDOSAS NÃO APENAS COMO SUJEITOS APRENDENTES, MAS ENSINANTES EM SUAS NARRATIVAS POR SINALIZAREM PRÁTICAS ESCOLARES QUE DEVEM SER REPENSADAS TANTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANTO NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOBRETUDO EM TERMOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.