ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PESQUISAS EXISTENTES NO QUE DIZ RESPEITO ?S PR?TICAS ESPORTIVAS
ADAPTADAS E ? EDUCA??O F?SICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NA REVIS?O
INTEGRATIVA, SENDO OS DADOS COLETADOS NAS BASES DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY
ONLINE (SCIELO) E NO GOOGLE ACAD?MICO, COM ARTIGOS SELECIONADOS ATRAV?S DO ANO DE PUBLICA??O, ENTRE
2017 E 2021. ENTENDENDO-SE A NECESSIDADE DE AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA
TEM?TICA A SISTEMATIZA??O DAS INFORMA??ES AQUI EMPREENDIDA AL?M DE DAR MAIS VISIBILIDADE E
ABRANG?NCIA AO CEN?RIO DE 7 ESTUDOS VOLTADOS ?S PR?TICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS PODE PERMITIR NOVAS
ABORDAGENS EPISTEMOL?GICAS NAS AULAS DE EDUCA??O F?SICA ESCOLAR. OS RESULTADOS EST?O RELACIONADOS AO
INSUFICIENTE N?MERO DE PRODU??ES DIRECIONADAS A ESSA TEM?TICA, A INEXPERI?NCIA DO PROFISSIONAL DE
EDUCA??O F?SICA EM TRABALHAR COM ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA E AO FATO DOS PROFESSORES DE EDUCA??O F?SICA
ESCOLAR N?O SE SENTIREM PREPARADOS PARA ATUAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE
AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSES ASPECTOS PARA ESTIMULAR OS PROFESSORES DE EDUCA??O
F?SICA ESCOLAR, BEM COMO, TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAREM CADA VEZ MAIS, A FORMA??O CONTINUADA,
VISANDO PROMOVER A PR?TICA DE ESPORTES ADAPTADOS E A??ES PEDAG?GICAS MAIS INCLUSIVAS.