Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ESPORTE ADAPTADO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INCLUSÃO, Comunicação Oral (CO) AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81862
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 527
    "titulo" => """
      PRÁTICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA\r\n
      ESCOLAR INCLUSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PESQUISAS EXISTENTES NO QUE DIZ RESPEITO ?S PR?TICAS ESPORTIVAS\r\n
      ADAPTADAS E ? EDUCA??O F?SICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NA REVIS?O\r\n
      INTEGRATIVA, SENDO OS DADOS COLETADOS NAS BASES DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY\r\n
      ONLINE (SCIELO) E NO GOOGLE ACAD?MICO, COM ARTIGOS SELECIONADOS ATRAV?S DO ANO DE PUBLICA??O, ENTRE\r\n
      2017 E 2021. ENTENDENDO-SE A NECESSIDADE DE AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA\r\n
      TEM?TICA A SISTEMATIZA??O DAS INFORMA??ES AQUI EMPREENDIDA AL?M DE DAR MAIS VISIBILIDADE E\r\n
      ABRANG?NCIA AO CEN?RIO DE 7 ESTUDOS VOLTADOS ?S PR?TICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS PODE PERMITIR NOVAS\r\n
      ABORDAGENS EPISTEMOL?GICAS NAS AULAS DE EDUCA??O F?SICA ESCOLAR. OS RESULTADOS EST?O RELACIONADOS AO\r\n
      INSUFICIENTE N?MERO DE PRODU??ES DIRECIONADAS A ESSA TEM?TICA, A INEXPERI?NCIA DO PROFISSIONAL DE\r\n
      EDUCA??O F?SICA EM TRABALHAR COM ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA E AO FATO DOS PROFESSORES DE EDUCA??O F?SICA\r\n
      ESCOLAR N?O SE SENTIREM PREPARADOS PARA ATUAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE\r\n
      AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSES ASPECTOS PARA ESTIMULAR OS PROFESSORES DE EDUCA??O\r\n
      F?SICA ESCOLAR, BEM COMO, TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAREM CADA VEZ MAIS, A FORMA??O CONTINUADA,\r\n
      VISANDO PROMOVER A PR?TICA DE ESPORTES ADAPTADOS E A??ES PEDAG?GICAS MAIS INCLUSIVAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão"
    "palavra_chave" => "PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ESPORTE ADAPTADO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INCLUSÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA9_ID527_04102021220846.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DE SOUSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.brito@academico.i"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81862
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 527
    "titulo" => """
      PRÁTICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA\r\n
      ESCOLAR INCLUSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PESQUISAS EXISTENTES NO QUE DIZ RESPEITO ?S PR?TICAS ESPORTIVAS\r\n
      ADAPTADAS E ? EDUCA??O F?SICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NA REVIS?O\r\n
      INTEGRATIVA, SENDO OS DADOS COLETADOS NAS BASES DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY\r\n
      ONLINE (SCIELO) E NO GOOGLE ACAD?MICO, COM ARTIGOS SELECIONADOS ATRAV?S DO ANO DE PUBLICA??O, ENTRE\r\n
      2017 E 2021. ENTENDENDO-SE A NECESSIDADE DE AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA\r\n
      TEM?TICA A SISTEMATIZA??O DAS INFORMA??ES AQUI EMPREENDIDA AL?M DE DAR MAIS VISIBILIDADE E\r\n
      ABRANG?NCIA AO CEN?RIO DE 7 ESTUDOS VOLTADOS ?S PR?TICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS PODE PERMITIR NOVAS\r\n
      ABORDAGENS EPISTEMOL?GICAS NAS AULAS DE EDUCA??O F?SICA ESCOLAR. OS RESULTADOS EST?O RELACIONADOS AO\r\n
      INSUFICIENTE N?MERO DE PRODU??ES DIRECIONADAS A ESSA TEM?TICA, A INEXPERI?NCIA DO PROFISSIONAL DE\r\n
      EDUCA??O F?SICA EM TRABALHAR COM ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA E AO FATO DOS PROFESSORES DE EDUCA??O F?SICA\r\n
      ESCOLAR N?O SE SENTIREM PREPARADOS PARA ATUAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE\r\n
      AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSES ASPECTOS PARA ESTIMULAR OS PROFESSORES DE EDUCA??O\r\n
      F?SICA ESCOLAR, BEM COMO, TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAREM CADA VEZ MAIS, A FORMA??O CONTINUADA,\r\n
      VISANDO PROMOVER A PR?TICA DE ESPORTES ADAPTADOS E A??ES PEDAG?GICAS MAIS INCLUSIVAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão"
    "palavra_chave" => "PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ESPORTE ADAPTADO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INCLUSÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA9_ID527_04102021220846.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DE SOUSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.brito@academico.i"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PESQUISAS EXISTENTES NO QUE DIZ RESPEITO ?S PR?TICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS E ? EDUCA??O F?SICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NA REVIS?O INTEGRATIVA, SENDO OS DADOS COLETADOS NAS BASES DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E NO GOOGLE ACAD?MICO, COM ARTIGOS SELECIONADOS ATRAV?S DO ANO DE PUBLICA??O, ENTRE 2017 E 2021. ENTENDENDO-SE A NECESSIDADE DE AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA TEM?TICA A SISTEMATIZA??O DAS INFORMA??ES AQUI EMPREENDIDA AL?M DE DAR MAIS VISIBILIDADE E ABRANG?NCIA AO CEN?RIO DE 7 ESTUDOS VOLTADOS ?S PR?TICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS PODE PERMITIR NOVAS ABORDAGENS EPISTEMOL?GICAS NAS AULAS DE EDUCA??O F?SICA ESCOLAR. OS RESULTADOS EST?O RELACIONADOS AO INSUFICIENTE N?MERO DE PRODU??ES DIRECIONADAS A ESSA TEM?TICA, A INEXPERI?NCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCA??O F?SICA EM TRABALHAR COM ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA E AO FATO DOS PROFESSORES DE EDUCA??O F?SICA ESCOLAR N?O SE SENTIREM PREPARADOS PARA ATUAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE AMPLIAR E APROFUNDAR PESQUISAS RELACIONADAS A ESSES ASPECTOS PARA ESTIMULAR OS PROFESSORES DE EDUCA??O F?SICA ESCOLAR, BEM COMO, TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAREM CADA VEZ MAIS, A FORMA??O CONTINUADA, VISANDO PROMOVER A PR?TICA DE ESPORTES ADAPTADOS E A??ES PEDAG?GICAS MAIS INCLUSIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.