O PRESENTE ARTIGO MOSTRA A CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA), E TAMBÉM ANALISA O PAPEL DO AEE COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TEA, NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE. A METODOLOGIA UTILIZADA CENTRA-SE EM ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZANDO O ESTUDO DE CASO, ATRAVÉS DE ANÁLISE DOCUMENTAL, ENTREVISTAS E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM TEA, DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO IV. COMO RESULTADO DA PESQUISA, OBSERVA-SE QUE O AEE TEVE UMA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E INCLUSÃO DA ALUNA ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO REALIZADA E PARCERIAS ESCOLA-AEE-FAMÍLIA. PERCEBEU-SE QUE A CRIANÇA TEVE AVANÇOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE ADAPTAÇÃO NA ESCOLA DE FORMA SATISFATÓRIA, COMO DEMONSTRA A PESQUISA.