O PAPEL DOCENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE FATORES ESTRESSORES IDENTIFICADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81843 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 847 "titulo" => "O PAPEL DOCENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE FATORES ESTRESSORES IDENTIFICADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "BUSCA-SE, COM ESTE TRABALHO, PROMOVER REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS CONSIDERAÇÕES AQUI FEITAS SÃO DECORRENTES DE UMA PESQUISA QUE BUSCOU IDENTIFICAR A RECORRÊNCIA DA VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS POR ACADÊMICOS DO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 52 ACADÊMICOS MATRICULADOS NOS CURSOS DE MEDICINA E CIÊNCIAS DA VIDA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO PARANÁ. DOS ESTUDANTES ENTREVISTADOS, 63,46% ERAM DO SEXO FEMININO. AINDA SOBRE O PERFIL DESTES ESTUDANTES, A MÉDIA DE IDADE FOI DE 21,2 ANOS, COM VARIAÇÃO ENTRE 18 E 28 ANOS. EM RELAÇÃO AO ESTADO CIVIL, 98,08% SE DECLARARAM SOLTEIROS E 80,77% MORAM COM PAIS OU FAMILIARES. QUANDO INDAGADOS SOBRE O ESTRESSE, 100% DOS ENTREVISTADOS RECONHECERAM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMO ESTRESSANTES. PARA OS ENTREVISTADOS, AS ATIVIDADES QUE SÃO MAIS GERADORAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO FORAM OS TRABALHOS EM GRUPO, PROVAS E COBRANÇAS DAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FICOU EVIDENTE A PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES FRENTE A RELAÇÃO COM O FUTURO, MERCADO DE TRABALHO E NECESSIDADE DE ARCAR COM OS CUSTOS DA VIVÊNCIA ACADÊMICA. OS DADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DE REPENSARMOS AS PRÁTICAS DOCENTES, UMA VEZ QUE RECONHECE-SE A RELEVÂNCIA DOS PROFESSORES NA MEDIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. VISLUMBRAM-SE PRÁTICAS PROFISSIONAIS QUE CONSIDEREM OS ESTUDANTES EM SUA INTEGRALIDADE, CONTRIBUINDO PARA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PARA UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, ESTRESSE, PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA11_ID847_18102021222758.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO PFEFFER GEBER" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "saulopgeber@gmail.com" "autor_ies" => "PUCPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81843 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 847 "titulo" => "O PAPEL DOCENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE FATORES ESTRESSORES IDENTIFICADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "BUSCA-SE, COM ESTE TRABALHO, PROMOVER REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS CONSIDERAÇÕES AQUI FEITAS SÃO DECORRENTES DE UMA PESQUISA QUE BUSCOU IDENTIFICAR A RECORRÊNCIA DA VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS POR ACADÊMICOS DO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 52 ACADÊMICOS MATRICULADOS NOS CURSOS DE MEDICINA E CIÊNCIAS DA VIDA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO PARANÁ. DOS ESTUDANTES ENTREVISTADOS, 63,46% ERAM DO SEXO FEMININO. AINDA SOBRE O PERFIL DESTES ESTUDANTES, A MÉDIA DE IDADE FOI DE 21,2 ANOS, COM VARIAÇÃO ENTRE 18 E 28 ANOS. EM RELAÇÃO AO ESTADO CIVIL, 98,08% SE DECLARARAM SOLTEIROS E 80,77% MORAM COM PAIS OU FAMILIARES. QUANDO INDAGADOS SOBRE O ESTRESSE, 100% DOS ENTREVISTADOS RECONHECERAM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMO ESTRESSANTES. PARA OS ENTREVISTADOS, AS ATIVIDADES QUE SÃO MAIS GERADORAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO FORAM OS TRABALHOS EM GRUPO, PROVAS E COBRANÇAS DAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FICOU EVIDENTE A PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES FRENTE A RELAÇÃO COM O FUTURO, MERCADO DE TRABALHO E NECESSIDADE DE ARCAR COM OS CUSTOS DA VIVÊNCIA ACADÊMICA. OS DADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DE REPENSARMOS AS PRÁTICAS DOCENTES, UMA VEZ QUE RECONHECE-SE A RELEVÂNCIA DOS PROFESSORES NA MEDIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. VISLUMBRAM-SE PRÁTICAS PROFISSIONAIS QUE CONSIDEREM OS ESTUDANTES EM SUA INTEGRALIDADE, CONTRIBUINDO PARA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PARA UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, ESTRESSE, PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA11_ID847_18102021222758.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO PFEFFER GEBER" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "saulopgeber@gmail.com" "autor_ies" => "PUCPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }