ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DESDOBRAR--SE EM POLÍTICAS DE MENOR ESFERA, PORÉM, EFETIVAS. DISCUTE A OPERACIONALIZAÇÃO DA META DE NÚMERO 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR, POR ABORDAGEM QUALITATIVA, ANALISANDO O CONTEÚDO DOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS UNIDADES ESCOLARES. A INICIATIVA BROTOU DURANTE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA PELA FUNDAÇÃO CENTRO INTEGRADO DE APOIO AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA – FUNAD, ÓRGÃO REGULAMENTADO E MANTIDO PELO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, REFERÊNCIA NO SERVIÇO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO NAS QUATRO ÁREAS DA DEFICIÊNCIA (FÍSICA, INTELECTUAL, VISUAL E AUDITIVA). APÓS INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO, IDENTIFICOU-SE AS NECESSIDADES E INSEGURANÇAS DOS PROFESSOREM EM TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, RESULTANDO EM UMA RODA DE CONVERSA PARA SOCIALIZAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS. CONSIDERANDO QUE O ENSINO INCLUSIVO VEM SENDO UM MODELO DESAFIADOR PARA OS DOCENTES, VERIFICA-SE QUE OS MESMOS NECESSITAM URGENTEMENTE SE APROPRIAR, DE BASES CONCEITUAIS, TEÓRICAS, METODOLÓGICAS PARA REDIMENSIONAR SEUS PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE FORMAÇÕES CONTINUADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.